Atrasos frequentes no Diário Oficial também são comuns em Areal

Durante o último mês o Correio Petropolitano destacou algo que virou rotina no cotidiano do petropolitano, os atrasos no Diário Oficial. O boletim informativo tem o objetivo de divulgar atos oficiais da administração pública, executiva, legislativa e judiciária.
O município de Petrópolis não é o único que possui atrasos, mas é um dos com mais frequência. Petrópolis é o único que está atualmente atrasado, a publicação mais recente saiu na última terça-feira (11). O Correio Petropolitano levantou os diários oficiais a partir de junho de Teresópolis, Areal, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto e Três Rios. Desses municípios, Nova Friburgo, Paraíba do Sul e Teresópolis publicaram o boletim todos os dias no período de tempo com exceção de fins de semana, feriados e pontos facultativos.
Os municípios de Três Rios e São José do Vale do Rio Preto possuíram atrasos. Em Três Rios aconteceu no último dia 6 de julho e foi o mais recente da pesquisa, São José registrou uma não publicação apenas em 8 de junho, porém, ambas cidades postaram o boletim retroativo em menos de 48 horas. Já o município de Areal possui atrasos maiores, não houve publicação do documento nos dias 04, 05, 10 e 11 desse mês.
Outro problema na transparência do documento em Petrópolis foi a alteração do portal oficial, que aconteceu no último dia 5 de julho. No antigo site, era exibido de forma explícita a data de publicação do documento, algo que não acontece no novo portal. Entre a pesquisa, atualmente, apenas os municípios de Paraíba do Sul e São José do Vale do Rio Preto tem a ferramenta.
Questionamos a Prefeitura de Petrópolis sobre os recorrentes atrasos no documento e sobre a alteração da ferramenta no novo portal, mas até o encerramento dessa matéria não recebemos resposta, também questionamos sobre os atrasos à prefeitura de Areal que também se omitiu.
por Guilherme Mattos/Foto: reprodução