Projeto esportivo de Petrópolis é apresentado pelo EC Vera Cruz é aprovado no ministério do esporte

O projeto trata do desenvolvimento social e educacional de crianças e adolescentes através do esporte e consiste basicamente em captar recursos que são pagos por empresas e pessoas físicas através do imposto de renda e utilizar nos projetos e atividades que o Esporte Clube Vera Cruz proporciona, não só para os atletas, mas também para a comunidade. A divulgação aconteceu no Diário Oficial da União no último mês.
O gestor de futebol do clube, Alex Arruda, explica o principal objetivo do projeto. “Nós sempre visamos o lado socioeducacional. Com os recursos do projeto iremos buscar atender melhor os atletas que já temos no clube e também expandir para as comunidades. Também tentar abrir alguns núcleos, para que possamos atender cada vez mais crianças, adolescentes e jovens”, explica o gestor.
O clube foi fundado em 7 de setembro de 1928 e sempre foi tradicional nas competições amadoras do Campeonato Petropolitano de Futebol. Um dos projetos já realizados pelo Vera é o ‘Projeto Escolinha de Futebol 2021’. Esse projeto visava proporcionar aos atletas o conhecimento sobre o futebol bem como a prática da modalidade esportiva, com esclarecimento das regras, estímulo da qualificação do aluno, o posicionamento em quadra, a tática do time ao avançar para o gol ou as regras básicas do jogo. Mas não é o apenas o esporte que é ensinado nos treinos. Também é orientado como viver em sociedade.
Alex explica um pouco sobre o ‘extra campo’. “Nós procuramos transformá-los em cidadãos. Já tivemos parcerias em escolas, e diversos profissionais hoje em dia, já passaram pelo clube nas categorias de base, dentistas, advogados, entre outros. Cobramos os pais para que mostrem os boletins escolares dos atletas, sempre incentivando e até usando como moeda de troca ‘para jogar bola, tem que estar bem na escola’”, enfatiza Arruda.
Atualmente o Vera Cruz conta com a participação de aproximadamente 125 atletas, e 6 profissionais de educação física, sendo 2 deles, estagiários. Alex conta que a renda arrecadada irá ajudar na contratação de mais profissionais capacitados para atender os atletas, como psicólogos, preparadores físicos, coordenadores, profissionais de educação física, entre outros.
Os declarantes do imposto de renda que já fazem o pagamento anual podem fazer parte do projeto e as deduções são de 2% para pessoas jurídicas de Lucro Real e 7% para pessoas físicas. Quem tiver interesse em contribuir com o projeto poderá receber mais informações pelo e-mail ecveracruz1928@gmail.com.
Por Gabriel Rattes/Foto: divulgação