Escolas estaduais não tem aulas durante jogos da seleção

Até o dia 20 de agosto acontece na Austrália e Nova Zelândia a 9ª edição da Copa do Mundo feminina. E após ser decretado ponto facultativo nos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar no final de 2022, a mesma determinação foi feita no Brasil nos setores federais e estaduais. No estado a ordem veio no dia 18 de julho, decretando que no dia em que os jogos forem realizados até às 7h30, o expediente nas instituições estaduais inicia às 11h e no dia em que os jogos acontecerem até às 8h o expediente inicia ao meio dia.

As escolas estaduais foram incluídas no decreto e não tem aulas no turno da manhã em dias de jogos, foi o que aconteceu na última terça-feira (24), quando aconteceu a estreia da seleção na Copa, o expediente nas escolas foi iniciado após às 12h, nos seguintes jogos as aulas acontecerão após o meio dia. “É muito importante o ponto facultativo pelo fato de serem aplicadas as mesmas condições da Copa do time masculino, no sentido de viabilizar que se prestigie a seleção feminina de futebol”, afirma Isabela Sá professora do Ciep Hercília Meireles.

Alguns estudantes reclamaram da decisão “Horrível, pelo menos na escola porque já teve a greve e tudo mais então acaba prejudicando mais ainda os alunos que já estão a quase dois meses sem aula direito” comenta a estudante Caroline Vargas. “Sem perceber a Copa atrapalha tanto os trabalhadores, quanto os estudantes, as escolas de estado se complicam mais ainda”, comenta Jéssica Ferreira.

A Secretaria de Educação do Estado informou que unidades escolares que estão fazendo reposição do calendário escolar devido as greves dos professores no primeiro semestre do ano deverão apresentar um novo plano de reposição à coordenadoria para o cumprimento total da carga horária.

Questionamos as Prefeituras da região se as escolas municipais adotarão ao ponto facultativo, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto e Nova Friburgo já anunciaram que não irão suspender as aulas nas escolas municipais. Paty do Alferes, Três Rios, Areal, Teresópolis e Petrópolis não responderam até o encerramento dessa matéria.

Por Guilherme Mattos

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.