Governo do Estado leva Projeto Cultura do Pertencimento ao Teatro João Caetano

Idosos do Abrigo Cristo Redentor assistiram a peça O Alienista, inspirada na obra de Machado de Assis
Dia dos avós, dia de ir ao Teatro. Para comemorar a data, o Governo do Estado levou os idosos do Abrigo Cristo Redentor para assistirem nesta quarta-feira (26), a peça O Alienista, no Teatro João Caetano. A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com a FUNARJ e faz parte do projeto Cultura do Pertencimento, desenvolvido pela secretaria. A ideia é ampliar essas atividades, que deverão ser mensais, envolvendo os diferentes programas sociais atendidos pelo Estado.
Dona Simone Rebello, de 66 anos, que está no Abrigo há pouco mais de 1 ano, fez trancinha no cabelo para ir ao teatro com muito estilo.
– Eu gostei muito, achei a peça muito bem dirigida e quero voltar mais vezes – disse ela, empolgada.
Não é a primeira vez que eles fazem passeios culturais. No mês de junho, outros 15 idosos foram ao Theatro Municipal assistir à peça de ballet Macunaíma. Em agosto, será a vez dos usuários do Hotel Acolhedor conhecerem o Municipal em uma visita guiada no local para ver de perto os detalhes da arquitetura histórica que embeleza e enriquece a cultura do Rio de Janeiro.
– Esse é o início de um trabalho para integrar os nossos assistidos à cultura, à sociedade. Esses eventos são muito importantes para os nossos programas sociais, como os abrigos e o Hotel Acolhedor. Eles precisam se sentir acolhidos e valorizados. Estamos atuando para que isso seja uma realidade cada dia mais presente – disse Rosangela Gomes, secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Para o presidente da Funarj, Jackson Emerick, essa nova parceria tem contribuído para levar cultura de forma ainda mais democrática para a população.
– O papel da FUNARJ é levar cultura por todo o estado e para todos os públicos democraticamente. Estamos muito felizes com essa parceria com a secretaria em poder proporcionar momentos de lazer para os idosos do abrigo Cristo Redentor – destacou.
Sobre o Abrigo Cristo Redentor
O Centro de Promoção Social Abrigo Cristo Redentor – CPSACR, é uma instituição governamental de caráter residencial, destinada à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, independente ou com algum grau de dependência, vinculado a Superintendência de Proteção Social Especial (SPSE) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Atualmente o Abrigo atende aproximadamente 213 idosos na modalidade de acolhimento institucional, com assistência multidisciplinar 24 horas por dia. Os acolhidos moram no Abrigo e recebem acompanhamento, tanto nutricional, quanto médico e psicológico. O Abrigo é organizado em cinco unidades distintas, divididas por gênero e graus de dependências.
Nucleo de Comunicação do Governo do Estado