Organizações jornalistas Repudiam Ataque a Afiliada da Tv globo em Nova Friburgo

O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiaram o ataque de vândalos à sede da Inter TV Rio em Nova Friburgo, emissora afiliada da TV Globo. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (31), os funcionários do local se depararam com as pichações que constam mensagens incentivando crimes de ódio contendo nome dos profissionais e da empresa como “Globo Lixo”, na manhã de terça-feira (1) e acionaram a polícia Civil que está investigando o caso.
A Fenaj e ABI vieram a público lamentando e condenando a violência, intimidação, a agressividade, o vandalismo com mensagens de ódio deixadas através das pichações na sede da Inter Tv Rio, na região Serrana que atingiu os profissionais de jornalismo da emissora e a própria tv, e ressaltam que é inaceitável e inconcebível qualquer ato de violência contra jornalistas que tem no seu direito constitucional, democrático e cidadão de informar a população. A FENAJ informou através de nota que está solicitando apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB do RJ e dos Órgãos de Segurança para apurar e punir os vândalos sobre este ato contra a liberdade de Imprensa. As entidades expressam preocupação com o caso e exigem que o Governo do Estado do Rio e o Ministério Público Estadual tomem medidas urgentes para que atos criminosos deste nível, provocados pela intolerância crescente no país sejam devidamente investigadas e ressaltam que os responsáveis pelo o crime devem ser devidamente punidos de acordo com a legislação para que sirvam como exemplo para desestimular novos ataques.
Sobre o caso, a Inter TV declarou em nota que “repudia qualquer tipo de ataque e considera que um ataque a um veículo de comunicação é um ataque a toda imprensa e liberdade de imprensa”. A emissora disse ainda que “está empenhada, junto às autoridades, à Polícia Civil, na identificação da pessoa responsável pelo vandalismo”. Outro que se manifestou sobre o ocorrido, foi o prefeito de Nova Friburgo Johnny Maycon comentando o ocorrido através de suas redes sociais: “lamentavelmente, a sede da Rede Inter tv em Nova Friburgo foi alvo de depredação e mensagens de ódio. Como Chefe do Executivo municipal, repudiamos veementemente essas ações, pois acreditamos firmemente que a violência e o vandalismo nunca serão o caminho adequado para expressar insatisfações, discordâncias ou reivindicações por direitos. Reafirmamos nossa convicção de que o diálogo é a via mais eficaz para construir uma sociedade mais harmoniosa e justa para todos os cidadãos.”
O código penal dita que atos de vandalismo são considerados crimes, nos quais podem resultar em detenção de 6 meses ou em multa de até 6 salários mínimos.
Por Leandra Lima (estagiária)




