Incêndio criminoso no Parnaso é considerado o maior registrado na região serrana do RJ em 2023

Um incêndio de grande proporção afetou as áreas da APA Petrópolis e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), nesta última sexta-feira (18). Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o incêndio foi criminoso e afetou cerca de 150 hectares, assim, sendo considerado o maior registrado neste ano na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Felizmente nenhuma pessoa ficou ferida. Equipes do ICMBio, bombeiros, Instituto São Francisco de Assis, Ibama e INEA ajudaram no combate as chamas.

Segundo a bombeira civil, Ana Botafogo, foram 3 dias de ação, e o fogo só apagou por completo devido às chuvas de domingo à tarde. A dificuldade de acesso ao local foi um dos principais problemas relatados pela bombeira, que é especializada em incêndio florestal. “A movimentação dos ventos dentro do Vale e as montanhas dificultam ainda mais o nosso acesso ao local do incêndio, tornando uma ocorrência muito complexa de se lidar”, disse Ana.

Somente este ano, o ICMBio contabilizou ao menos dez incêndios na região serrana do estado do Rio de Janeiro, todos criminosos. E segundo o analista ambiental e chefe do NGI ICMBio Serra Fluminense, Victor Valente, este foi o maior incêndio registrado na região serrana em 2023. “Além da própria vegetação queimada, os incêndios impactam em toda a parte da fauna também. Nos verificamos muitos pássaros buscando abrigos próximo ao local da queimada. Era uma área bastante delicada, tanto da APA quanto do Parque”, afirma Victor. Ainda segundo Valente, a região serrana possui baixa possibilidade de incêndios naturais. E os responsáveis pelo crime ainda não foram identificados.

“Algumas das principais causas desses incêndios são a solturas de balões, queima de resíduos domiciliares e queimadas ‘controladas’. O resultado? Pessoas ficam sem água, animais se deslocam para os centros das cidades, uma série de consequenciais por conta dos incêndios”, enfatiza o presidente do Instituto São Francisco de Assis, Claudiomar Batista.

Outra ocorrência

Em Petrópolis também houve registro de incêndio em vegetação no fim de semana. No início da tarde do último sábado o corpo de bombeiros foi acionado para atuar em uma queimada na região do caxambu. O fogo rapidamente se alastrou e se aproximou inclusive de uma região onde existem residências. A ação de combate às chamas durou aproximadamente 4 horas e não houve vítimas.

Por Gabriel Rattes/Foto: Divulgação

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.