Quinta-feira (24) em Petrópolis poderá chegar a 40°C

Uma breve sensação de verão fora de época! É isso que os petropolitanos estão sentindo esta semana. Os guarda-chuvas e casacos estão em casa; enquanto o protetor solar e as roupas mais leves voltaram à fazer parte da rotina dos moradores da Cidade Imperial. Óculos de sol, bonés e bebidas geladas se tornaram os principais aliados de quem precisa sair de casa.
“Estava na hora desse tempinho! Do jeito que o clima está, parece que estamos no verão! A vontade que dá é de aproveitar uma praia ou piscina com os amigos”, disse a psicóloga Angelita Xavier.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia que registrará as maiores temperaturas desta semana é a quinta-feira (24), podendo chegar a 40°C. Na sexta-feira (25) e no sábado (26), as temperaturas continuam elevadas, podendo chegar aos 35°C. Já no domingo, as temperaturas devem cair, e com isso, chega a previsão de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. “A tendência é que no dia 24 tenhamos o ápice de calor, ou seja, as temperaturas mais elevadas dessa onda de calor. Porque o avanço de uma frente fria faz com que tenhamos uma situação pré-frontal, ou seja, sempre que uma frente avança, as temperaturas aumentam um pouco. Já estamos em uma onda de calor, então a tendência é que elas se elevem um pouco mais”, explicou a meteorologista Anete Fernandes.
No Boletim Meteorológico, para esta semana o Inmet apontou que no estado do Rio de Janeiro podem ocorrer volumes de chuva maiores que 30 mm. Na próxima semana, há previsão de tempo seco em praticamente toda a semana, principalmente em áreas centrais. Nas demais áreas, podem ocorrer chuvas pontuais e baixos volumes, inferiores a 20 mm.
Nossa equipe separou algumas dicas para quem for sair durante esses dias de calor mais intenso:
Hidratação: Beber água regularmente é essencial para manter-se hidratado. Evite bebidas com alto teor de açúcar e cafeína, pois podem aumentar a desidratação.
Proteção solar: Use protetor solar para evitar queimaduras solares e danos à pele. Também considere usar chapéus de abas largas e óculos de sol.
Horários estratégicos: Evite atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia, normalmente entre 10h e 16h. Faça suas atividades ao ar livre de manhã cedo ou à noite.
Ventilação: Mantenha sua casa bem ventilada, usando ventiladores ou aparelhos de ar condicionado, se disponíveis.
Atenção aos sinais do corpo: Esteja atento aos sinais de superaquecimento, como tontura, náuseas, confusão mental e batimentos cardíacos acelerados. Se sentir esses sintomas, procure um local mais fresco e beba água.
Fique na sombra: Quando estiver ao ar livre, procure sombras para se abrigar do sol direto.
Atividade física moderada: Se você gosta de se exercitar ao ar livre, faça-o durante as horas mais frescas do dia e opte por atividades menos intensas.
Usar ventiladores: Posicione ventiladores de forma estratégica para criar correntes de ar em sua casa ou local de trabalho.
Bebidas refrescantes: Além de água, consuma bebidas refrescantes como chás gelados, sucos naturais e água de coco.
Por Gabriel Faxola/Foto: Agência Brasil – Marcelo Camargo