Teresópolis distribui mudas nativas da Mata Atlântica

O evento foi realizado, na Praça Olímpica, em comemoração ao Dia da Árvore, e contou com outros projetos socioambientais
Como o objetivo de incentivar o reflorestamento da Mata Atlântica, o município de Teresópolis, por meio do Projeto ‘Replantando Vida’, distribuiu nesta última semana 650 mudas de diferentes espécies frutíferas e de valor ornamental nativas do bioma. O evento foi realizado, na Praça Olímpica, no dia em que é comemorado o Dia da Árvore (21). A programação também reuniu projetos que ganharam o Fundo de Meio Ambiente.
Considerada patrimônio nacional pela Constituição e protegida por uma lei especial, a Mata Atlântica segue ameaçada pelo desmatamento. Entre os meses de outubro de 2021 e de 2022, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) observaram o desflorestamento de 20.075 hectares do bioma, o correspondente a mais de 20 mil campos de futebol de futebol em um ano. Ainda segundo os dados levantados, a área desmatada é a segunda maior dos últimos 6 anos.
A doação das mudas em Teresópolis ocorreu em sistema de drive-thru como forma de facilitar o recebimento destas plantas pelas pessoas interessadas. Foram doadas 650 mudas de diferentes espécies frutíferas e de valor ornamental: Quaresmeira, Aroeira-vermelha, Araçá, Goiabeira, Grumixameira, Ipê-amarelo, Guapuruvu, Angico-vermelho, entre muitas outras espécies.
A programação também foi uma importante oportunidade de reunir os projetos que ganharam o Fundo de Meio Ambiente e dar visibilidade aos seus trabalhos que vem ocorrendo em diferentes territórios do município, incentivando a mobilização social para a conservação da socio biodiversidade. Crianças do Instituto Esportivo e Cultural Brasileirinho participaram do evento onde puderam entender a importância da preservação e conservação da fauna e da flora para o meio ambiente.
“Esta iniciativa valoriza a natureza, a cultura e a consciência ambiental de adultos e crianças. Contamos com as comunidades para prestigiar esses eventos e divulgar essas informações com seus amigos e familiares”, comentou a Presidente da Academia Teresopolitana de Letras e representante do Projeto Cuidai do Lixo Nosso de Cada Dia, Cláudia Coelho de Meneses.
Gabriel Rattes