Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: LNCC propõe circuitos de atividades na sede em Petrópolis em razão da semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos neste mês, com início no dia 14, em função do eclipse anular do sol que será visível como parcial em todo o Brasil. Em razão da sua vigésima edição, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) vai ampliar suas ações de popularização e divulgação científica oferecendo diversas atividades em Petrópolis. A SNCT tem o objetivo de mobilizar a população acerca da importância da ciência como ferramenta de mudança social. Este ano, o tema da semana é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a temática foi definida no biênio 2022-2023 pela a Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO, como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
Com a proximidade da SNCT, o LNCC começou a promover ações de divulgação científica que iniciou nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 17. Na programação está previsto um circuito de atividades com demonstrações lúdicas, as pessoas poderão se conectar com as histórias e memórias da instituição, observar as pesquisas em desenvolvimento, os grupos de pesquisas e suas atuações, na visita também será apresentado ao público as diversas contribuições do Supercomputador Santos Dumont, que é o maior computador da América Latina, dedicado às pesquisas científicas para o desenvolvimento da ciência. As atividades realizadas no campus do Laboratório devem ser previamente agendadas pelo e-mail.
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização do evento universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de Ciências e Tecnologia(C&T); entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.
Por Leandra Lima / Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação