Polícias Civil e Militar realizam operação contra o tráfico de drogas em Paraíba do Sul

Nesta quarta (06) a polícia civil (107a DP) e polícia militar (38º BPM) realizaram em Paraíba do Sul/RJ a “Operação Herbicida”, uma ação conjunta que teve como objetivo a desarticulação de um grupo de traficantes de drogas que atua bairro liberdade. Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva por associação para o tráfico de drogas e uma mulher foi presa em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Alguns alvos da operação não foram encontrados e em breve será divulgado um cartaz com as fotos dos foragidos. A operação desta quarta contou com apoio das delegacias de Três Rios (108ª DP) e Sapucaia (109a DP).
Diversas apreensões de drogas ocorreram no curso da investigação, sendo a principal delas realizada em maio de 2023, quando 2kg de cocaína foram apreendidos na garagem de um dos investigados. Foi apurado que, além da comercialização de entorpecentes, o grupo tinha acesso a armas de fogo e buscava fazer demonstrações de força, sendo responsáveis por tentativas de homicídios e outros crimes violentos em diferentes episódios. Em julho de 2023, quatro integrantes desse grupo praticaram tortura com pauladas e golpes barras de ferro contra um homem que eles suspeitavam ter ligação com uma organização criminosa rival (a vítima teve uma fratura exposta na perna e ficou hospitalizada). Antes disso, eles já haviam arrancado o dedo de uma usuária de drogas que supostamente estaria atrapalhando a venda de entorpecentes. No dia 7 de novembro de 2023 traficantes do bairro Liberdade agrediram um homem e apedrejaram seu carro após ele supostamente reclamar da venda de drogas no local. Outro episódio recente ocorreu no dia 26 de novembro, e dessa vez os traficantes do bairro Liberdade foram alvejados por disparo de arma de fogo na saída de um show de pagode que ocorria em um bar, sendo apurado que os disparos foram uma retaliação feita por um grupo rival em decorrência de uma briga anterior.
A Delegada Cláudia Abbud, titular da 107a DP, destaca que várias diligências e ações de inteligência foram realizadas por seu antecessor, o Delegado Jefferson Ferreira, que deixou a unidade em setembro de 2023. Além disso, a Delegada enfatiza que a expedição dos mandados de prisão é fruto de um esforço conjunto de todos os órgãos encarregados da promoção da segurança pública no município, o que inclui o Ministério Público e Poder Judiciário, além da contínua integração das polícias civil e militar. O nome da “Operação Herbicida” faz referência ao fato de que os investigados se mostravam como verdadeiras “ervas daninhas” no bairro Liberdade, sendo necessária uma ação enérgica para controlar e reprimir a atuação desses indivíduos.