Petrópolis deve criar Secretaria da Mulher

Por Wellington Daniel

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, em primeira discussão, na última terça-feira (05), a criação da Secretaria de Direitos e Políticas Públicas para Mulheres. O objetivo da proposta, apresentada pelo governo municipal, é aumentar o apoio às mulheres e contribuir para a redução dos índices de violência. A nova pasta terá um custo de R$ 1,9 milhão em 2024.

A nova secretaria também vai abarcar alguns órgãos já existentes, como o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), onde são atendidas cerca de 100 mulheres por mês. As principais ações adotadas são atendimentos individuais e em grupo, abrigamentos de mulheres agredidas, palestras e rodas de conversa.

Pelo custo da criação da SecMulher, o projeto não recebeu apoio total dos vereadores. Mauro Peralta (PRTB) e Octávio Sampaio (União) votaram contrários a criação da pasta. Ao Correio Petropolitano, Peralta afirmou que a secretaria foi feita para agradar ao PT e conquistar o apoio para a reeleição de Rubens Bomtempo (PSB). Disse que já tem outros equipamentos na cidade voltados a causa.

“Se secretaria melhorasse a qualidade de atendimento, ótimo. Mas não vai melhorar. Os cargos vão ser de livre nomeação, muitos dos quais sem a menor qualidade técnica de exercer aqueles cargos para os quais foram contratados”, disse.

Num prazo de dez dias, a Câmara deve realizar a segunda discussão do projeto. O fluxograma da secretaria já foi aprovado pela pasta.

Foto: Divulgação PMP

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.