Governo do Estado confirma aprovação de financiamento para aquisição de Radar de Banda X para Petrópolis

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello, confirmou nesta sexta-feira (8) a aprovação de financiamento para aquisição de dois radares de banda X para a Região Serrana, sendo um deles para Petrópolis e o outro para Nova Friburgo. Em Petrópolis, a luta pela compra dos radares foi iniciada em 2021 pelo então prefeito interino Hingo Hammes, e reforçada em 2022, após as tragédias registradas em fevereiro e março. O investimento do Estado será de R$ 34 milhões, valor que inclui a aquisição e a manutenção dos radares, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam).
A aprovação do financiamento é desdobramento de audiência pública realizada em Petrópolis em setembro, por iniciativa do vereador Hingo Hammes, em conjunto com o senador Carlos Portinho e o deputado federal licenciado Hugo Leal, que é o atual secretário estadual de Óleo, Gás e Energia. Durante o encontro, que teve a presença de representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Aeronáutica (ligada ao Ministério da Defesa) e do Laboratório Nacional de Computação Científica, foram analisadas, tecnicamente, as possibilidades e necessidades da cidade para um monitoramento meteorológico mais preciso e alertas de chuvas mais eficazes, com a maior antecedência possível.
“A aprovação do financiamento representa uma importante conquista e temos muito o que agradecer a todos os que contribuíram de alguma maneira para chegássemos até aqui. O governador Cláudio Castro e o o vice-governador Thiago Pampolha, que foi secretário estadual de Meio Ambiente, foram sensíveis ao nosso pleito e garantiram apoio a essa luta. O resultado está aí! O importante, agora, é mantermos os pés no chão. Ainda temos um longo trabalho pela frente até a efetiva instalação e operação dos radares aqui. Vamos seguir trabalhando pelo compartilhamento e integração dos dados dos equipamentos já existentes e em funcionamento no entorno do município”, garantiu o vereador Hingo Hammes.
Foto: divulgação