“A fauna e a espuma” de Rômulo Moraes terá lançamento com debate mediado por Luiz Aquila na Casa Stefan Zweig nesta sexta

O escritor Rômulo Moraes lança nesta sexta-feira às 17 h na Casa Stefan Zweig o seu segundo livro, “A fauna e a espuma” (7 Letras) em debate mediado pelo artista plástico Luiz Aquila. O autor, que atualmente reside em Nova York, está de passagem pelo Brasil e apresentará seu novo livro também no Rio e em São Paulo.

“A Fauna e a espuma” é uma novela experimental que mescla fábulas, ensaios, autoficção e teoriaficção para narrar de modo simples a morte de um pai.  O livro tem duas partes com narrativas curtas que se entrelaçam em temas específicos. Na “parte clara,” o foco é o céu, explorando cosmologias celestes, reflexões de um comediante sobre nuvens da infância, conversas entre aviadores da Segunda Guerra, estudos sobre sonhos, descrições de atmosferas pós-apocalípticas e debates entre taxonomistas medievais, costurando temas como memória, epifania e a expectativa do paraíso. Na “parte escura,” o tema central é a queda, abordando a queda de Adão, a fenomenologia das mãos, a doença de um cachorro, cartas de suicídio e primeiras comunhões, conectando a morte paterna a relações mais amplas: língua, tempo, choro, entropia e salvação.

Como acadêmico, Rômulo Moraes pesquisa da forma mais inusitada diferentes artes: música, cinema, literatura e artes plásticas. Como artista, acompanhamos a erudição do escritor na descrição das imagens que a memória e imaginação criam como fatos, narrando, por meio de personagens de outras épocas, muito próximos, familiares e até estranhos demais a todos nós, o controle que não temos das coisas.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.