SES-RJ e Cremerj se reúnem com objetivo de integrar ações contra a dengue

Encontro definiu a necessidade de ampliar a capacitação de médicos diante do cenário de aumento de casos de dengue no estado

 Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) se reuniram virtualmente na última quarta-feira (31/01) para debater os crescentes casos de dengue no estado. O objetivo da reunião foi mostrar o panorama da doença no estado e definir ações conjuntas. Durante a abertura do encontro foi apresentado pela SES-RJ o cenário epidemiológico do estado, destacando o número de casos, quais os sorotipos da dengue estão em circulação no RJ e como funciona o monitoramento dos municípios que solicitam centros de hidratação.


Diante da necessidade apresentada na reunião, foram definidas ações conjuntas entre o Cremerj e a SES-RJ para capacitar, a curto prazo, médicos das redes de assistência, alcançando as cidades do interior e da região metropolitana. A data de início dos treinamentos ainda será estabelecida nas próximas semanas.


“Vamos fazer um grande movimento online junto aos profissionais recém-formados, e ações junto aos diretores técnicos das unidades de saúde. Mais que um treinamento geral com apoio do Cremerj, faremos um treinamento mais direcionado aos médicos mais jovens, que ainda não vivenciaram o cenário de uma epidemia de dengue e precisam estar atentos ao manejo clínico adequado para atender os pacientes, seja na rede pública ou privada”, ressaltou Claudia Mello, secretária de estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Alexandre Chieppe, diretor-presidente do Instituto Vital Brazil e conselheiro do Cremerj, também reforçou a necessidade do treinamento. “Precisamos recapacitar a rede de saúde para melhor lidar com esses casos de dengue, evitando a confusão com outras doenças, como a leptospirose, e atentando para as mudanças no manejo clínico divulgadas pelo Ministério da Saúde”, destacou.


Além da secretária de Estado de Saúde e do diretor-presidente do Instituto Vital Brazil, participaram da reunião o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro; Luciane Velasquez, superintendente de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde da SES-RJ; Silvia Carvalho, superintendente de Emergências em Saúde Pública da SES-RJ; o presidente do Cremerj, Walter Palis; os conselheiros Antônio Abílio Santa Rosa, Fernando Barros, Kátia Nogueira, Margareth Portella, Renata Simas, Ricardo Farias, Roberto Fiszman, Ronaldo Vinagre e o integrante da comissão da Comissão de Saúde Pública do Cremerj, Pedro Archer.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.