Falta de vagas em creches de Paraíba causa transtornos aos responsáveis
A carência de vagas em Centros de Educação Infantil (CEI) em Paraíba do Sul implica diretamente na vida de pais e responsáveis, que por não ter um local onde deixar a criança, muitas vezes deixam escapar uma vaga de emprego ou levam elas para o trabalho, o que os torna vulneráveis. Recentemente veio à tona o caso da avó e mãe que levaram o bebe para o restaurante que trabalham juntas e em meio aos afazeres das duas o mesmo caiu do carinho e machucou a testa. A avó ressaltou que leva a criança junto pois ela e a filha não tem onde deixar.
Na ocasião, ela procurou o vereador André Salgueiro (RP) e denunciou que durante o ano passado tentou inúmeras vezes uma vaga em uma das creches do bairro Werneck, mas não conseguiu até o momento. Com a situação, o parlamentar informou que o Conselho Tutelar oficiou a Prefeitura, inquirindo que o Executivo deve disponibilizar uma vaga para a criança. O Conselho aguarda o retorno da Secretaria de Educação.
O problema da educação infantil não é novidade, o município sofre com carência de vagas, superlotação em creches e obras inacabadas das mesmas. Este cenário dificulta o acesso de crianças à educação. Atualmente o município possui 9 CEIS que atendem as áreas centrais, bairros e alguns distritos, porém estas unidades não são suficientes para suprir as demandas relacionadas ao ingresso das crianças. Tem casos que os pais estão há mais de 1 ano na lista de espera.
André Salgueiro fala que já se soma quase 3 anos sem um investimento eficaz da prefeitura na educação, ele ressalta que nenhuma sala de aula foi construída para ampliar o número de vagas e atender as necessidades da população. O parlamentar afirma ainda que vem recebendo diversas reclamações de pais com casos parecidos com o destacado acima. E salienta que para que este problema acabe é necessária a construção de novas creches para atender crianças do berçário.
A reportagem contatou a Prefeitura Municipal, mas até o fechamento desta edição não obteve respostas em relação aos problemas relatados.
Por *Leandra Lima/ Foto: Redes Socias Creche Municipal Rodrigues dos Santos