Dom Joel Portella Amado assume como sexto bispo da Diocese de Petrópolis

Na manhã do último sábado (09), Dom Joel Portella Amado foi empossado como o sexto bispo da Diocese de Petrópolis, em uma cerimônia realizada na Catedral São Pedro de Alcântara. A nomeação do sacerdote foi anunciada pelo Vaticano no dia 31 de janeiro, após ele ter sido eleito presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dom Joel assumiu o cargo deixado por Dom Gregório Paixão, que recentemente se tornou arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.
Durante o discurso, Dom Joel expressou alegria e ressaltou a responsabilidade de assumir o papel de bispo diocesano de Petrópolis. Dom Joel, nasceu no Rio de Janeiro, foi bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião e secretário-geral da CNBB de 2019 a 2023, e teve sua atuação muito reconhecida durante a pandemia de COVID-19.
Dom Joel tem como lema de seu episcopado “Omnia Omnibus Propter Evangelium”, que em português significa “Tudo para Todos em Favor do Evangelho”. “Foi uma alegria muito grande poder celebrar com a Diocese de Petrópolis. É uma igreja grande, rica e fecunda. Eu saio daqui feliz! Sou agradecido à Deus pela oportunidade e também tenho uma noção de responsabilidade muito grande de tudo que foi manifestado como esperança pelos fieis”, disse o Bispo Dom Joel.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também compareceu à missa e demonstrou satisfação durante a posse de Dom Joel. Ele e o bispo se conhecem há mais de 30 anos. “A missa foi linda! Dom Joel é uma pessoa que acompanho e que já vi muitas missões de evangelização. Com certeza Petrópolis ganha um bispo destemido, muito trabalhador. A cidade está muito bem servida com este pastor. Estou muito feliz de ter participado”, completou o governador em entrevista exclusiva a Tv Correio da Manhã.
Também compareceram à missa o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Coruja, o vereador Hingo Hammes, o deputado estadual Yuri Moura e o deputado federal, Hugo Leal.
Para os fiéis, este é um momento de alegria. “É um sentimento de amor! Ele me transmitiu muita paz e humildade”, disse a professora aposentada, Eloísa Helena.
Em sua primeira mensagem após a nomeação, o bispo Dom Joel fez um pedido humilde: “Aquele que eu aprendi com o Papa Francisco: rezem por mim”.
Texto e foto por Gabriel Faxola