Cineclube retorna em abril em Lumiar

Por 12 anos consecutivos o Cineclube Lumiar foi a ação cineclubista mais longa em atividade semanal do Brasil, com sessões de 2008 a 2019 toda semana, sem exceção, pausando apenas durante a pandemia. As sessões acontecem na Vila de Lumiar, 5° distrito de Nova Friburgo, que atualmente tem 5 mil moradores.
Por meio da Lei Paulo Gustavo, o Cineclube terá um novo projetor, além de caixas de som e outros equipamentos. O espaço Euterpe Lumiarense passou por obras para exibir filmes garantindo a melhor experiência para o público. Com o filme “Os Moitas de Rio Bonito de Cima” e a presença do cineasta Pedro Urano para um bate papo, o Cineclube Lumiar abre Nova temporada de sessões dominicais, sempre às 18h, na Euterpe Lumiarense a partir deste mês.
Sobre o projeto
O Cineclube Lumiar foi criado em fevereiro de 2008, no distrito semi-rural de Lumiar, a 170 km do Rio de Janeiro pelo fundador Pedro kiau . A Associação Cultural Cineclube Lumiar busca o empoderamento da cidadania, a documentação e o registro das expressões de identidade e a memória local, a valorização das tradições culturais das regiões do Brasil, assim como a democratização do acesso à cultura e às artes em nossa comunidade. Entendendo a linguagem audiovisual como uma ótima ferramenta de difusão de conhecimentos e de interação social.
A Associação visa a diversidade e inclusão, na programação abordam temáticas de acessibilidade e sessões com legendas descritivas em libras. Todos os filmes são de 60 minutos, classificação livre e entrada franca.
Programação de abril
14 de Abril – Exibição do filme “Praia da Saudade” de Sinai Sganzerla, documentário sobre mudanças climáticas
21 de Abril – Exibição do filme “Lugares de Afeto” de Jorane Castro, a fotografia de Luiz Braga constitui-se pela busca de uma linguagem que traduza a vida amazônica.
28 de abril – Sessão Curta o Curta, com curtas premiados com o Curador Guiwhi.
Por Laís Lima/ Estagiária/ Foto: divulgação facebook