Petrópolis recebe Ministério da Saúde e Secretaria de Estado para apresentação dos Indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa

Rafael Magalhães, representante técnico da Política de Saúde do Homem na Região Sudeste do Ministério da Saúde e o coordenador estadual do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, Giovani Dimas, estiveram em Petrópolis para a apresentação dos ‘Indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa’, elaborado pela Área Técnica da Saúde do Homem. A apresentação do trabalho feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ocorreu na última quarta-feira (10), na Casa dos Conselhos, anexo ao Palácio Sérgio Fadel.
O Brasil é o único país da América Latina que tem uma política de saúde específica para o homem. Em Petrópolis, ela é desenvolvida por meio da Área Técnica da Saúde do Homem, que tem como objetivo estimular o auto cuidado e promover o acesso aos serviços de saúde e sua participação, principalmente, das ações de prevenção.
O representante do Ministério da Saúde, Rafael Magalhães, destacou a excelência do serviço oferecido pelo município, principalmente com a realização de ações ‘extra muros’, ou seja, promovidas além das unidades de saúde.
“É importante destacar que a saúde do homem não é só falar de próstata, e Petrópolis vai além. Vemos aqui práticas exemplares para promover o direito à saúde ao público masculino e percebemos que a estratégia e a gestão são pontos fortes do município”, destacou.
“Os indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa’ trata-se de um documento que reúne dados sobre a população masculina do município e os serviços em saúde ofertados via SUS.
Hoje, o município de Petrópolis tem 56% do público masculino de 20 a 59 anos (público alvo do Programa Saúde do Homem), cadastrado nas unidades da rede básica de saúde onde são desenvolvidas as ações de prevenção, consultas e demais cuidados de forma integral.