Casa de Cláudio de Souza apresenta mostra em comemoração aos 220 anos do nascimento do Major Koeler

A partir de hoje, 18 de junho, a Casa de Cláudio de Souza, unidade vinculada ao Museu Imperial, apresenta ao público a exposição “O Major Koeler no acervo do Museu Imperial”. A mostra é realizada em celebração aos 220 anos do nascimento do Major Koeler.  

A exposição destaca a trajetória e as contribuições de Júlio Frederico Koeler, o Major Koeler, que teve um papel fundamental no planejamento e desenvolvimento urbano da cidade de Petrópolis. Por meio de documentos históricos do acervo do Museu Imperial, a mostra oferece uma visão enriquecedora sobre a influência de Koeler na formação da cidade e no contexto histórico da época. 

Júlio Frederico Koeler foi uma figura central na história de Petrópolis. Nascido em 1804, na Alemanha, Koeler foi engenheiro e arquiteto, desempenhando importantes atribuições no planejamento urbano de Petrópolis durante o período imperial . Ele foi o autor principal do projeto do Palácio Imperial de Petrópolis, assim como da planta do povoado que viria a se tornar a cidade. As obras para as construções iniciaram em 1845, sob sua supervisão e orientação técnica. 

A mostra está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 13h. A entrada é franca.   

Sobre a Casa de Cláudio de Souza: 

A Casa de Cláudio de Souza, localizada na Praça da Liberdade, é uma unidade  do Museu Imperial dedicada a receber atividades culturais. A Casa se destaca como um importante ponto turístico de Petrópolis, colaborando para promoção do conhecimento e da memória histórica. 

Serviço  

Mostra: O Major Koeler no acervo do Museu Imperial   

Local: Casa de Cláudio de Souza

Visitação: De terça a sexta-feira, das 10h às 15h   

Ingresso: Entrada franca   

Realização: Museu Imperial/Casa de Cláudio de Souza   

Casa de Claudio de Souza 
Praça Rui Barbosa, 247 – Centro – Petrópolis/RJ – CEP 25685-050  

Foto: Ascom/Ibram

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.