Governo do Estado prepara Semana da Prevenção e Ação de Cuidados sobre Uso e Abuso de Drogas

Para prevenir é preciso conscientizar. Com essa abordagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove de 24 a 29 de junho, a Semana da Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. A proposta é utilizar a data para mobilizar a população com atividades diversas de sensibilização para o problema de saúde pública. Dados de relatório da ONU de 2023 mostram que o número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos.
A Semana da Prevenção é marcada pelo Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos e também pelo Dia Estadual de Prevenção à Dependência Química, 26 de junho, institucionalizado pela Lei n° 10.022, sancionada pelo Governador Cláudio Castro em 2024. As datas são um alerta para a necessidade de se conscientizar sobre os riscos que as substâncias lícitas e ilícitas representam para a sociedade, e, em especial para os jovens.
As atividades começam no dia 24 de junho, segunda-feira, com exposição fotográfica de assistidos de comunidades terapêuticas. No dia 26 é dia da caminhada da prevenção e atendimento social nos municípios Paulo de Frontim, Silva Jardim. Teresópolis e Natividade. E no dia 27, a ação acontece em Barra do Piraí.
Subsecretaria de Prevenção à Dependência Pública atua para fortalecer a rede de assistência
A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, segundo a OMS e, portanto, um problema de saúde pública a ser enfrentado. O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, tem trabalhado para implementar uma política pública sobre drogas atuante por meio de ações integradas entre os entes federativos e sociedade civil. A pasta realiza visitas de articulações para o fomento desta política que inclui a prevenção, o cuidado, os devidos encaminhamentos e a reinserção social, com o objetivo de ofertar assessoria técnica e administrativa. Só esse ano já foram realizadas 15 capacitações com diferentes municípios e entidades militares. Além disso, a subsecretaria viabiliza o acesso ao tratamento e acolhimento, que são realizados por meio de comunidades terapêuticas conveniadas, e em casos ambulatoriais, são
encaminhados para o CAPS-AD da rede municipal, ou grupos do terceiro setor, como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos.
Selo Cidade Prevenida
“Selo Cidade Prevenida” tem por objetivo reconhecer os municípios que vem se destacando no trabalho de prevenção, serviços e cuidados no controle do uso e abuso de drogas. Já foram certificadas as cidades do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda e Seropédica. A proposta é incentivar gestores municipais para que invistam em políticas públicas que amenizem as demandas decorrentes das consequências do uso de drogas.
Serviço da Semana da Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas
Dia 24/06
Exposição – Prevenir e Cuidar: Passos de um novo futuro.
Exposição de fotografias de acolhidos atendidos em Comunidades Terapêuticas acompanhadas pelo Estado.
Local: Praça Cristiano Ottoni, s/n 7º andar, centro do Rio de Janeiro
Horário: 10h às 15h
Participação da Subpredeq na LER, evento da Sec. de Educação que participamos como convidados com um estande.
Data: 24 a 28 de junho
Local: Píer da Praça Mauá
Dia 26/06
Caminhada da Prevenção & Ação Social nos Municípios
Atividade feita em parceria com os municípios para a conscientização da população em prevenção e oferta de diversos serviços
Paulo de Frontin
Horário: 9h às 13h
Local: Estação Ferroviária – Centro
Silva Jardim
Horário: 08h às 12h
Local: Espaço Cultura e Lazer (ao lado da Prefeitura)
Natividade
Horário: 9h às 13h
Local: Av. Amaral Peixoto (Praça Central) – Centro
Teresópolis
Local: Praça Olímpica – Centro/ Horário: das 09 às 13h
Dia 27/06
Caminhada da Prevenção + Ação Social em Barra do Piraí
Local: Largo da Feira – Centro, Barra do Piraí
Horário: 09h
Dia 28/06
Ação Social e Exposição do Projeto “RESGARTE”
Ação para fomentar a reinserção social de pessoas acolhidas em Comunidades Terapêuticas acompanhadas pelo Estado, por meio de exposições de trabalhos artesanais, apresentação musical, teatral e outros.
Local: Museu da República
Horário: 10h às 13h