Corrida de rua em alta: como se preparar para a meia maratona em Petrópolis

O aumento da procura pela corrida de rua é um fenômeno nacional. Em Petrópolis, essa tendência também é evidente. Atletas e amadores já se preparam para as duas próximas corridas que ocorrerão na cidade: a Meia Maratona de Petrópolis e a Petrópolis Night Run. Especialista em preparo físico dá dicas do esporte que além de ser uma atividade física democrática, oferece uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional.
O crescente número de adeptos da corrida de rua não é apenas aparente. Dados da Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), São Silvestre e Ticket Sports comprovam que o interesse pelo esporte realmente cresceu no Brasil. Em 2023, foram realizadas 150 mil corridas de rua, com um aumento de 13% no número de participantes em relação ao ano anterior. A estimativa é de que hoje existam 13 milhões de corredores no país.
Em Petrópolis, o cenário não é diferente, e a BPM Assessoria Esportiva está atenta a esse movimento. “A BPM desenvolveu uma grande infraestrutura em treinamento de corrida de rua, que vai desde a avaliação do atletas, treinos complementares e treinamento específico para corrida, buscando assim a melhora de qualidade de vida, saúde e performance dos nossos atletas”, explicou o treinador e coordenador da BPM Assessoria, Leonardo Scudeze.
Além de ser uma atividade física democrática, a corrida oferece uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional. Para acompanhar o ritmo crescente dos atletas, este ano a tradicional Petrópolis Night Run, que ocorre em novembro, aumentou o desafio dos seus participantes com uma meia maratona, no dia 25 de agosto.
“Por isso o acompanhamento de uma assessoria esportiva é recomendado: os programas de treinamento oferecidos pela assessoria esportiva são desenvolvidos para atender às necessidades e objetivos de cada indivíduo, proporcionando orientação especializada e suporte para alcançar resultados satisfatórios. São provas distintas com treinos e objetivos distintos. As provas de 5km e 10km são provas curtas e requerem treinos mais específicos e no qual a intensidade é maior que os volumes. Já as provas longas requerem maior resistência”, explicou Leonardo, que incentiva a prática da corrida de rua como uma forma acessível e eficiente de cuidar da saúde e se manter ativo.
DICAS DE PREPARO
O especialista em preparo físico dá dicas para quem quer entrar ou manter a prática deste esporte:
- Manter rotina de treinos;2. Ter prioridade nas provas;
- Orientação profissional;
- Treinos complementares das aptidões físicas utilizadas na corrida de rua;
- Busca de ajuda nutricional.
O profissional lembra que os treinos devem ser individualizados e periodizados, de forma a alcançar o objetivo com eficácia.
Benefícios da corrida de rua
O expressivo aumento de adeptos da corrida de rua reflete a busca crescente por atividades físicas que promovam saúde e bem-estar. Scudeze destaca que essa modalidade esportiva oferece uma série de benefícios para a saúde cardiovascular, fortalecimento muscular e bem-estar mental. A prática ao ar livre também proporciona uma sensação de liberdade e conexão com a natureza, além de promover a socialização e integração com a comunidade.
“Eventos esportivos como corridas de rua promovem a união, o espírito de equipe e a solidariedade entre os participantes, criando um ambiente positivo e motivador para todos”, disse o especialista.
Sobre a BPM Assessoria Esportiva
Com 10 anos de atuação, a BPM oferece programas de treinamento personalizados, acompanhamento profissional para uma prática segura e eficaz de diversas modalidades esportivas.
Leonardo Scudeze já atuou como preparador físico de times da cidade e de atletas com renome nacional.
Além do acompanhamento esportivo, a BPM também oferece uma gama de testes físicos, como ventilometria, Bike Sports Test, Fit Sports Test, Multi Sports Test, Run Spor Teste, Bike Fit e Reprogramação Postural.
Para saber mais sobre a BPM Assessoria Esportiva acompanhe no Instagram @BPMESPORTESOFICIAL ou entre em contato pelo WhatsApp (24) 99206-7161.