Casa de Saúde São José promove iniciativa para conscientização no Largo do Machado

Ação na Zona Sul do Rio de Janeiro visa ensinar e esclarecer dúvidas sobre como agir em situações de emergência

Na sexta-feira (27), a Casa de Saúde São José, em parceria com a Rádio BandNews FM, realizou uma ação de conscientização no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro. A ativação – parte da campanha Amigos Pelo Coração – teve como objetivo orientar o público leigo sobre como agir em situações de emergência, ensinando a técnica da massagem cardíaca com o auxílio de uma música. Assim, ninguém perdia o ritmo.

O diretor geral da Casa de Saúde São José, Renan Rezende, lembrou que no Brasil, a parada cardíaca é uma das principais causas de morte, com mais de 200 mil casos anuais, sendo metade deles fora de ambientes hospitalares. “As doenças coronarianas, infartos e arritmias estão entre as principais causas, com fatores de risco como hipertensão e diabetes desempenhando papéis significativos. A sobrevivência depende da rapidez e eficácia no atendimento emergencial. Embora 40% da população conheça a técnica de reanimação, apenas 5,8% se sentem capacitados para executá-la”.

Diante desse cenário, o hospital, referência em Cardiologia no Rio de Janeiro, trouxe de volta a campanha Amigos Pelo Coração. A campanha inclui um jingle criado para auxiliar no procedimento correto das compressões torácicas, com ritmo de 100 a 120 BPM. O projeto contou com a participação voluntária do músico Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho.

A tenda no Largo do Machado contou com a atuação técnica dos cardiologistas Gustavo Gouvêa e Milena Santos e da equipe de Enfermagem do hospital. A equipe da Casa de Saúde São José conduziu durante toda a manhã um treinamento prático de massagem cardíaca em bonecos de simulação, e esclareceu dúvidas de quem passava pelo local.

“Os primeiros minutos após a parada cardíaca são fundamentais para aumentar as chances de sobrevivência. Na campanha, ensinamos as pessoas a identificarem se a vítima está lúcida e respirando e seguirem o passo a passo do socorro: acionarem o serviço de emergência pelo 192, iniciarem a massagem cardíaca corretamente e manterem a qualidade das compressões, no ritmo certo. É uma campanha de utilidade pública”, explica Dr. Gouvêa.

Carla Rodrigues, que soube da ação pela rádio, foi até o local para aprender na prática. “Esse treinamento rápido pode salvar uma vida. Eu recomendo que todo cidadão participe, pois nunca sabemos quando será necessário aplicar o que aprendemos. Parabéns pela iniciativa! Que venham outras ações como essa!”, elogiou.

O enfermeiro da instituição Cleilton do Vale orientou que as pessoas acompanhem as redes sociais da Casa de Saúde São José (@cs_saojose) e da campanha Amigos Pelo Coração (@amigospelocoracao) para estarem sempre informadas. “Saber realizar a manobra de massagem cardíaca pode realmente salvar uma vida. Por isso, é importante estar atento a oportunidades de aprendizado e conhecimento”. Saiba mais também em amigospelocoracao.com.br

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.