Estado entrega kit de robótica para alunos de curso na Faetec Petrópolis

Estudantes da primeira turma do curso de Introdução à Robótica da Faetec, em Petrópolis receberam na última quinta-feira (10.10) kits para a montagem de robôs que irão auxiliar no desenvolvimento de atividades práticas importantes para aperfeiçoar os conhecimentos e o desenvolvimento de projetos. O anúncio sobre a montagem do laboratório de robótica e abertura do primeiro curso na unidade de Petrópolis, foi feito há alguns meses pela presidente do órgão Caroline Alves e por Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Ainda como secretário de Estado de Governo, Bernardo defendeu junto ao estado a abertura do curso na unidade de Cascatinha, em Petrópolis. As aulas tiveram início em julho, com conhecimentos teóricos e atividades em laboratório que incentivam a prática da sustentabilidade. A entrega dos novos kits permitirá um melhor aperfeiçoamento do conhecimento.

  • A Faetec oferece formação técnica de qualidade e gratuita. Novos cursos, como a introdução à robótica, ampliam as oportunidades para os petropolitanos. A tecnologia é hoje uma ferramenta importante e cada vez mais aplicada nas atividades do dia a dia. A gestão do governador Cláudio Castro sabe da importância da formação profissional, principalmente para os jovens que querem empreender ou conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho – destaca Bernardo Rossi.
    Os kits foram apresentados aos alunos pelo coordenador da unidade Cascatinha da Faetec, Thiago Jerke da Silva, acompanhado pelo antecessor no cargo, Nilson Wayand.
  • Agradecemos ao governador Claúdio Castro pela atenção com a Faetec; ao secretário Bernardo Rossi pelo apoio que tem nos dado junto à Carol, presidente da Faetec, na busca por recursos para a implementação de projetos e abertura de novos cursos em nossa unidade. Esses kits são a concretização desse trabalho. São kits com o que há de mais moderno no aprendizado de robótica, que muito irão contribuir para a qualificação dos nossos alunos; para a formação de profissionais, que em breve entrarão no mercado de trabalho melhor capacitados e com melhores oportunidades – destacou Thiago Jerke.
  • Os kits são compostos por cinco tipos diferentes de robôs, cada um com um finalidade específica; com eles os alunos poderão aprender de forma prática como é feita a montagem de toda parte mecânica, física e lógica do robô, permitindo que eles desenvolvam atividade de programação e controle remoto do robô pelo celular ou pelo computador. Com eles os alunos exercitarão o fundamento da robótica e saberão como aplicar isto no mercado de trabalho – explica o professor de robótica, Alvimar de Oliveira.
    O professor destaca que a robótica hoje é utilizada em atividades do dia a dia que vão desde a automação industrial, até a facilitação de atividades nos lares e comércios.
    – A robótica é utilizada por exemplo na implementação de sistemas de abertura de portões eletrônicos, escadas rolantes, sistemas de segurança, semáfaros para pessoas com necessidades especiais, e muitas outras atividades no dia a dia – assinala.
    O curso de robótica teve início em julho e a previsão de formatura da primeira turma esta prevista para dezembro deste ano.
    Alunos preparam projeto voltado para a sustentabilidade na agricultura
    Com três meses de aprendizado, alunos da primeira turma de introdução à robótica trabalham hoje em um projeto voltado para a sustentabilidade. O projeto será apresentado na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá início no dia 16. Este ano o evento tem como tema: Biomas do Brasil – diversidade saberes e tecnologias sociais.
  • Os alunos sugeriram a ideia de desenvolvermos um sistema de irrigação sistematizado, com sensores que identificam níveis de umidade do solo para e de acordo com o tipo de planta, fazer a irrigação automática. A ideia é fazer também o aproveitamento da água, com a captação e armazenamento de água da chuva para reaproveitamento na irrigação, que será feita de forma sistematizada, conforme a necessidade da planta que estiver sendo cultivada – explica o professor Alvimar.
    A 21ª Semana de Nacional de Ciência e tecnologia, acontece de 16 a 22 de outubro, com apresentação de projetos, palestras e outras atividades.
    A Faetec –Cascatinha, em Petrópolis, tem cerca de 150 alunos, distribuídos em 13 cursos, que funcionam nos turnos da manhã, tarde e noite.

Foto: divulgação

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.