Governo do Estado do Rio certifica 64 empresas com o Selo Empresa Amiga da Mulher

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias de Estado da Mulher e Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, realizou, na noite de ontem, a cerimônia de entrega do Selo Empresa Amiga da Mulher – edição 2024/2025, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro. O evento reconheceu as iniciativas de empresas que promovem um ambiente corporativo mais igualitário e seguro para as mulheres.

Nesta edição, 64 empresas conquistaram o selo, o dobro da edição anterior, tornando o Rio de Janeiro o estado com o maior número de organizações certificadas no país por ações voltadas à promoção e defesa dos direitos das mulheres. As empresas foram classificadas nas categorias ouro, prata e bronze, e subdivididas em pequeno, médio e grande porte.

O crescimento expressivo coloca o Rio de Janeiro como o estado com o maior número de companhias certificadas no país em função de ações e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

-Essa é uma pauta para mudar a vida das pessoas e mudar a vida de uma sociedade. O estado do Rio de Janeiro tem se destacado como referência nacional na promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo. É uma certificação fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e igualitário para as mulheres do nosso estado. Seguiremos trabalhando lado a lado com a iniciativa privada para fomentar ainda mais políticas públicas voltadas às mulheres – destacou o governador Cláudio Castro.

Para a Secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, o Selo Empresa Amiga da Mulher é um marco fundamental para reconhecer  e incentivar práticas que garantam um ambiente de trabalho mais seguro, igualitário e acolhedor para as mulheres.

– Ver o número de empresas certificadas dobrar nesta edição mostra que estamos avançando na construção de uma sociedade com mais equidade de gênero. Nosso compromisso, enquanto Governo do Estado, é seguir estimulando políticas públicas e iniciativas que fortaleçam a presença feminina no mercado de trabalho, combatam todas as formas de violência e criem oportunidades reais para o crescimento profissional das mulheres – destacou.

Entre as empresas certificadas, a Bayer foi uma das reconhecidas com o Selo Ouro no grupo das empresas de grande porte, destacando-se por suas políticas de diversidade e inclusão. Segundo Ana Isabel Santos, Head de Comunicação e Engajamento com Comunidades para a América Latina na Bayer, a empresa tem uma meta global de equidade de gênero até 2030, buscando garantir a inclusão feminina não apenas em cargos de liderança, mas em todos os níveis da organização.

-A Bayer já tem 56% de seus cargos de alta liderança compostos por mulheres e, nos últimos três anos, conseguimos dobrar o número de mulheres na nossa unidade industrial na Baixada Fluminense – afirmou Ana Isabel.

A empresa também implementa programas de capacitação técnica para mulheres, incluindo mulheres cis e trans, além de políticas voltadas para o desenvolvimento de profissionais negras e pardas. Outro destaque é o programa Basta, que combate o assédio moral e sexual dentro da companhia, oferecendo canais seguros de denúncia e suporte.

Além disso, a Bayer adota medidas para garantir um ambiente corporativo mais acolhedor para as mães.

-Muitas mulheres são promovidas na volta da licença-maternidade, e todas as nossas unidades oferecem espaços adequados para a ordenha e armazenamento do leite materno – ressaltou Federico Bergallo, diretor industrial da empresa.

Outra organização certificada foi o Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, reforçou seu compromisso com a equidade ao formalizar sua adesão ao Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O projeto tem como objetivo criar espaços mais seguros e acolhedores, especialmente para as mulheres, tanto no ambiente corporativo quanto em locais públicos, como bares e casas noturnas.

-Receber o Selo Empresa Amiga da Mulher é um reconhecimento valioso do compromisso do Grupo Petrópolis com a inclusão e o empoderamento feminino. Ser a primeira cervejaria a conquistar essa certificação reforça que estamos no caminho certo para transformar o mercado e a sociedade. Iniciativas como o Pacto Ninguém Se Cala refletem nosso compromisso em promover ambientes mais seguros e igualitários, dentro e fora da companhia. Essa conquista nos motiva a seguir avançando, pois acreditamos que um futuro mais justo para as mulheres é um futuro melhor para todos – afirma Giulia Faria, CO-CEO do Grupo Petrópolis.

A Liga RJ, organizadora da Série Ouro do Carnaval do Rio, também marcou presença nesta edição com suas iniciativas voltadas à segurança das mulheres durante os eventos carnavalescos. Em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, a organização promoveu diversas ações de conscientização e combate à violência de gênero ao longo da temporada.

-O Carnaval, como toda manifestação cultural, tem um potencial muito didático e orgânico de compartilhar informações com o grande público. Por isso, fizemos dele um movimento para levar conhecimento sobre questões sociais, ambientais e, principalmente, sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O mais importante foi a constância das ações: todos os nossos eventos tiveram algum tipo de iniciativa nesse sentido. Trabalhamos na divulgação de informações essenciais para as mulheres, realizamos ações de conscientização nos ensaios técnicos e até implementamos a passagem da faixa horizontal no desfile, destacando essa causa. Tudo isso foi possível graças a uma parceria muito forte com a Secretaria da Mulher – explicou Diego Carbonell, diretor da Liga RJ.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.