Com mobilização rápida e uso de maquinário pesado, programa Limpa Rio atua nas regiões mais afetadas pelas chuvas

Trabalho integrado do Governo do Rio minimiza impactos dos temporais em todo o estado
A ação coordenada pelo Governo do Rio, aliada ao uso de maquinários, minimiza os danos causados pelas fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Uma das principais iniciativas é o reforço do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que atua na limpeza de rios, canais e ruas nos municípios mais atingidos. Desde o início das chuvas, na última sexta-feira (04/04), o governador Cláudio Castro determinou a mobilização imediata da força-tarefa estadual para auxiliar na recuperação das áreas afetadas e prevenir acidentes.
– A atuação do Governo do Estado continua firme e coordenada para minimizar os impactos das chuvas e proteger a população. Estamos com nossas equipes nas ruas, utilizando todo o maquinário necessário, reforçando o programa Limpa Rio e prestando assistência direta às famílias afetadas – afirmou o governador.
Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã deste domingo (06/04), quatro caminhões, duas retroescavadeiras e uma escavadeira estão em operação para remover sedimentos, entulhos e resíduos acumulados. Até o momento, aproximadamente 150 metros cúbicos de material já foram retirados para melhorar o escoamento da água, reduzir o risco de enchentes e garantir maior segurança à população.
Desde sexta-feira, o Governo do Rio tem atuado nas áreas afetadas pelas fortes chuvas com ações emergenciais para minimizar os impactos. Foram mobilizadas equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais para resgates, retirada de famílias de áreas de risco e apoio logístico. Além disso, foram instalados abrigos temporários e distribuídos suprimentos como água, alimentos e colchões. Além disso, o Estado coordena, junto às prefeituras, medidas para recuperação da infraestrutura danificada.
Retirada de detritos
O Limpa Rio, lançado em 2020, é um programa voltado para a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos. A retirada de lixo e detritos durante o período de estiagem melhora as condições dos rios, reduzindo a ocorrência de alagamentos durante os temporais. Só este ano, a iniciativa já retirou 333.254 m3 de resíduos em uma extensão de 73.676 m. Atualmente, o programa atua preventivamente em mais de 100 frentes de trabalho em todo o estado.
– O Limpa Rio tem sido fundamental para reduzir os impactos das fortes chuvas. A resposta rápida, com o uso de maquinário pesado e equipes mobilizadas, mostra como a prevenção e a atuação integrada fazem a diferença na proteção da população e na recuperação das áreas afetadas – explicou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Túnel Extravasor
A operação do Túnel Extravasor de Petrópolis durante as últimas chuvas foi marcada pela tranquilidade e eficiência. Todo o sistema funcionou como previsto, sem qualquer intercorrência registrada ao longo do monitoramento. Tanto na captação do túnel quanto no ponto de deságue, os mecanismos operaram dentro da normalidade, garantindo a segurança e a fluidez do escoamento das águas.
Risco de deslizamentos
A Defesa Civil Estadual e o CEMADEN-RJ alertam que, apesar da diminuição das chuvas, o risco de deslizamentos permanece elevado em algumas regiões devido ao solo encharcado. A população deve se manter atenta às informações oficiais divulgadas pelos canais da Defesa Civil e do Governo do Estado.
Para Petrópolis, a previsão é de céu nublado com pancadas rápidas de chuva. Temperaturas variando entre 19°C e 23°C. Em Angra dos Reis, haverá períodos de chuva forte. Máxima de 24°C.