Governo do Estado investe em obras para prevenir enchentes e inundações

Dragagem e drenagem evitam acidentes que historicamente afetavam diversas cidades durante fortes chuvas
O Governo do Rio de Janeiro tem intensificado os investimentos em obras de infraestrutura para combater enchentes e inundações que historicamente afetam diversas cidades fluminenses durante fortes chuvas. Além das ações do programa Limpa Rio, o Estado tem realizado projetos abrangentes, buscando reduzir os impactos de temporais e garantir maior segurança e qualidade de vida para a população dessas áreas, como a Baixada Fluminense.
A cidade de São João de Meriti é uma das beneficiadas pelo Limpa Rio. A iniciativa foi responsável pela dragagem de 8.133 m³ na região apenas este ano, o equivalente a 2.400 viagens de caminhões de sedimentos removidos. A ação melhorou o escoamento hídrico e reduziu inundações em trechos críticos, como o braço do Rio Sarapuí e os canais Pavuninha, da Avenida São Paulo e o Alberto de Oliveira. Mesmo com um acumulado superior a 100 mm nas últimas 24h, o município não registrou nenhum caso de enchente.
– Em um momento em que as mudanças climáticas têm tornado as chuvas mais intensas e frequentes, é fundamental investir em contenção de encostas, drenagem, limpeza de rios e canais, sempre com planejamento e foco na prevenção. Nosso compromisso é salvar vidas e evitar tragédias – destacou o governador Cláudio Castro.
O Rio Botas, um dos principais corpos hídricos da Baixada Fluminense, também conta atualmente com duas frentes de trabalho do Limpa Rio, sendo uma em Belford Roxo e uma em Nova Iguaçu. Desde 2020, já foram retirados mais de 179 mil m³ do rio, garantindo uma diminuição significativa de enchentes e transbordamentos.
– O sucesso do Limpa Rio é reflexo do esforço do Governo do Estado em trabalhar de forma proativa na prevenção de desastres. A transformação de cidades que deixaram de sofrer com os alagamentos recorrentes é um exemplo de como a ação integrada e contínua pode gerar grandes resultados – afirmou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Sistema de bombas em Belford Roxo
Também em Belford Roxo, o sistema de bombas do Canal do Outeiro foi um dos pontos chaves para a diminuição das enchentes. Durante os temporais deste fim de semana, quatro das cinco bombas foram acionadas para promover o escoamento da água na região. O investimento do Governo do Estado para a estrutura foi de cerca de R$ 16,5 milhões.
No interior, cidades como Silva Jardim e Rio das Ostras também exemplificam o resultado das iniciativas estaduais. O município de Silva Jardim conta o trabalho do Limpa Rio desde 2023, com um total de cinco frentes de trabalho. Até o momento, o volume de sedimentos retirados de rios e canais somam mais de 206 mil m³.
Rio das Ostras esteve sob fortes riscos por conta das últimas chuvas, mas também não sofreu com inundações dos seus principais rios. O município conta não só com o Limpa Rio, atualmente com frentes de trabalho nos rios Jundiá e Palmital e na Bacia de Detenção, como também com o Limpa Rio Manual, responsável pela limpeza em locais que as máquinas não acessam. Desde 2022, a cidade já foi beneficiada com 32 frentes de trabalho.
Reurbanização
Além das iniciativas de dragagem do Limpa Rio, os projetos de reurbanização da Secretaria das Cidades, que incluem drenagem, somam 200 quilômetros de intervenções, divididos em pelo menos cinco regiões do estado. O total de investimento em todas as obras é de mais de R$ 1,4 bilhão.
– Na Secretaria das Cidades, trabalhamos empenhados em proteger vidas e tornar os municípios do Estado do Rio mais resilientes – afirmou o secretário Douglas Ruas.