Alunos da rede estadual participam da Semana de Capacitação do Parlamento Juvenil 2025

Aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento do Legislativo e compreender a importância da participação cidadã. Estes são alguns dos princípios básicos que estudantes da rede estadual de ensino dos 92 municípios fluminenses estão aprendendo durante a Semana de Capacitação do Parlamento Juvenil 2025. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), e marca o início de uma edição histórica com recorde de inscrições.

A subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, Joilza Rangel, esteve, nesta sexta-feira (9/5), no Colégio Estadual Quinze de Novembro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, para acompanhar a primeira etapa do projeto. Ela fez questão de destacar a importância da iniciativa, que dá voz aos jovens dentro do processo democrático.

— Estou muito feliz por estar aqui. Que vocês nunca desistam dos seus sonhos e busquem realizar tudo aquilo a que se propuserem. Principalmente, abracem esta oportunidade de participar de um projeto tão importante, que permite a vocês representar o município na Alerj — disse a subsecretária.

De 28 de abril a 21 de maio, a equipe do Parlamento Juvenil da Alerj estará percorrendo dezenas de escolas para transmitir informações, com o objetivo de inspirar e engajar os jovens a se tornarem agentes de mudança em seus municípios. Foi o que aconteceu com os colégios estaduais Roberto Montenegro, em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, e Quinze de Novembro, em Campos, que receberam a capacitação.

— Este curso foi fundamental para eu entender a minha importância como cidadã e também para que eu possa encontrar os recursos necessários para fazer a diferença, dando voz a todos nós, jovens, em pautas importantes — disse Emanuelle Ferreira, de 15 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual João Paulo, em Mangaratiba.

Nesta capacitação, os alunos estão aprendendo sobre direitos constitucionais, administrativos e legislativos, além de técnicas para a elaboração de leis. Ao longo de todo o andamento desta proposta, os estudantes contarão também com suporte virtual, das 10h às 19h, com profissionais competentes da Assembleia Legislativa para tirarem dúvidas.

— A capacitação conta com a participação de uma professora e um advogado, que integram a equipe do Legislativo na Alerj. O objetivo é prepará-los para que, durante a Semana Parlamentar, compreendam o funcionamento da Casa, como atuam as comissões, os plenários e como se elaboram projetos de lei — explicou Susi Duarte, pedagoga e gestora do Parlamento Juvenil.

Saiba mais sobre o Parlamento Juvenil

Os alunos foram eleitos em suas escolas por meio de votações. A iniciativa possibilita que os participantes aprendam mais sobre o funcionamento do Legislativo fluminense e apresentem propostas que podem tramitar na Alerj e se transformar em leis estaduais.

Já a Semana Parlamentar — período em que os jovens assumem funções semelhantes às de um deputado estadual — será realizada entre 22 e 28 de junho. Nesta fase, os participantes conhecerão a sede da Alerj, elegerão a Mesa Diretora, formarão comissões temáticas e apresentarão seus próprios projetos de lei.

— O Parlamento Juvenil reafirma para todo o estado do Rio de Janeiro a potência transformadora que a juventude fluminense tem. Este programa é extremamente necessário e relevante, pois possibilita a formação política dos nossos alunos, incentivando a reflexão crítica, o exercício da cidadania, da democracia, da liderança e, claro, a vivência do processo legislativo — destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Quer saber mais sobre como está sendo a edição deste ano? Acompanhe os sites e as redes sociais da Seeduc e da Alerj para ficar por dentro das novidades do Parlamento Juvenil!

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.