Petrópolis do Bem realizou mais de 530 atendimentos na sua primeira edição

A Praça de Cascatinha foi palco da primeira edição do programa “Petrópolis do Bem”, lançado pela Prefeitura de Petrópolis para aproximar o cidadão dos serviços do poder público. Emissão de documentos, orientações jurídicas, orientações sobre o combate à violência contra a mulher, adoção e posse responsável de animais, orientações sobre a preservação do meio ambiente, solicitação e manutenção de iluminação pública, balcão de empregos, atendimentos de saúde e a prestação do serviço do CadÚnico foram algumas das atividades oferecidas à população.

“Mais de 530 atendimentos foram feitos nos nossos serviços e de parceiros, isso mostra a importância do programa e da Prefeitura estar próxima da população. Quero agradecer a todos que participaram como parceiros, voluntários e que fizeram desta primeira edição uma grande ação”, afirmou o prefeito, Hingo Hammes.

A ação do Petrópolis do Bem aconteceu na sexta-feira e no sábado (09 e 10/05). “Vim para aproveitar as atividades de recreação infantil, mas também buscar uma orientação de outros serviços que estão sendo oferecidos aqui de forma gratuita. Eu vi na rede social da Prefeitura e decidi vir para cá para aproveitar”, disse Larissa Gomes.

O morador do Alcobacinha Rogério Luiz também buscou o Petrópolis do Bem para ter acesso às orientações jurídicas que estavam sendo oferecidas por advogados voluntários na Praça de Cascatinha. “Eu já tenho agora uma ideia de como conduzir o meu processo. É muito positivo ter esse tipo de ação de forma gratuita e próxima da população. Nunca vi uma ação como essa aqui em Cascatinha antes”, destacou.

Além dos serviços, o Petrópolis do Bem tem a missão de reforçar a cidadania. “Nós queremos levar os serviços onde a população está. Começou aqui em Cascatinha, mas o objetivo é percorrer toda a cidade. Temos quase todas as nossas secretarias de governo apresentando algum tipo de serviço à população aqui, além do apoio do governo do Estado, que trouxe o Detran, e a Fundação Leão XIII, que ofereceu segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além carteira de identidade, habilitação para casamento e outros serviços. Além do Inea que ofereceu educação ambiental sobre a fauna e flora e a Faetec divulgará cursos para a população. Claro que ainda tivemos a participação de parceiros privados e voluntários”, pontuou o prefeito Hingo Hammes.

O Petrópolis do Bem foi instituído por lei, aprovada na Câmara Municipal, como programa de mobilização social permanente da gestão, com a potencialidade de otimizar recursos públicos e privados através da mobilização de voluntários, parceiros e doadores em ações que visam à integração social mediante a realização de imersão da população em atividades culturais, esportivas, de saúde e cidadania, sob a coordenação da Secretaria de Governo, do secretário Fred Procópio. Durante o evento ainda aconteceu o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, com o tema “Sua doação aquece o inverno de quem mais precisa”.

Para o secretário de Governo, Fred Procópio, a primeira ação foi um sucesso. “É incrível ver como a mobilização social impactou a comunidade. Primeiro por levarmos os serviços públicos facilitando o acesso da população à resolução de problemas. Depois por toda a união de parceiros que ajudaram a construir o projeto, com ações sociais, cultura e tanta alegria. Isso sem contar a movimentação que gerou no comércio local. Estamos muito animados para levar o Petrópolis do Bem para todas as comunidades da cidade” pontuou.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.