Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida

Uma operação foi montada pela Prefeitura de Petrópolis com apoio de uma aeronave

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram mobilizadas para transferir o pequeno Davi, que nasceu no dia 30 de abril no Hospital Alcides Carneiro (HAC) com uma cardiopatia congênita complexa que necessitava de cirurgia. A criança estava na UTI Neonatal e precisou ser transferida para o Hospital Pediátrico Jutta Batista, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, referência neste tipo de atendimento.

“Foi um momento de muita preocupação e mobilizamos todos os esforços para garantir a transferência o mais rápido possível para salvar a vida do Davi”, comentou o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.

Para transferir o bebê foi necessário mobilizar uma incubadora neonatal de transporte, uma UTI móvel e uma aeronave, que pousou no campo do Esporte Clube Corrêas, local próximo ao HAC. Cerca de dez profissionais, entre piloto, médicos, enfermeiros e assistentes sociais, auxiliaram na transferência.

“Foi uma ação conjunta, com profissionais do Alcides Carneiro, do Samu e o apoio da Secretaria de Estado de Saúde que garantiu a aeronave para fazer a transferência da criança com segurança”, explicou o secretário de Saúde, Luís Cruzick.

O bebê foi transferido na última quarta-feira (07/05) e operado no mesmo dia. A criança se recupera bem e está sendo acompanhada de perto pela mãe no hospital. A família é moradora do Alto Bela Vista, em Petrópolis.

“Graças a Deus ele está bem e os médicos são excelentes, assim como os do Alcides carneiro. Não tem o que dizer, estão de parabéns”, agradeceu a mãe Elenice da Cruz Couto.

Foto: divulgação

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.