Vereador propõe criação de centros de apoio para mulheres vítimas de violência familiar

A Câmara Municipal aprovou a indicação legislativa, que sugere a criação e manutenção dos Centros de Referência previstos pela Lei Maria da Penha, com o objetivo de oferecer atendimentos integrais e multidisciplinares para mulheres e seus dependentes em situação de violência doméstica e familiar.
A criação de Centros de Referência é uma medida fundamental para o resgate e fortalecimento da autoestima das mulheres vítimas de violência. Esses centros têm a missão de conectar os diversos serviços disponíveis, tanto no âmbito municipal, estadual e federal, com a sociedade civil, criando uma rede de apoio efetiva e de fácil acesso.
Esses centros facilitarão a circulação de informações e recursos (materiais e simbólicos) que podem melhorar a qualidade de vida das mulheres, oferecendo recursos necessários e estimulando sua vinculação com a rede de atendimento. Com o apoio de profissionais qualificados, os centros proporcionarão um atendimento completo, que visa tanto a proteção imediata quanto o suporte a longo prazo, oferecendo acolhimento, orientação e ajuda para a reintegração social das mulheres.
A medida de autoria do Vereador Gil Magno, visa garantir um espaço seguro e de apoio contínuo para mulheres que enfrentam situações de violência doméstica e familiar, promovendo o resgate da dignidade e da autonomia dessas mulheres.
“A criação dos Centros de Referência é um passo essencial para garantir o atendimento integral às mulheres vítimas de violência. Esses centros serão espaços fundamentais de acolhimento, onde as mulheres poderão encontrar apoio, orientação e, acima de tudo, a possibilidade de reconstruir suas vidas. Nosso compromisso é fortalecer a rede de proteção e proporcionar um futuro melhor para todas elas”, afirmou Gil Magno.
Foto: © Arquivo Agência Brasil