Pacientes oncológicos sem insumos para curativos e suplementação: APPO lança campanha de arrecadação

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) iniciou na última semana uma campanha urgente para arrecadação de insumos essenciais à realização de curativos e suplementação alimentar. Muitos pacientes atendidos pela instituição, que vivem em situação de vulnerabilidade, necessitam de cuidados diários em diversas partes do corpo, mas enfrentam dificuldades para obter os materiais necessários. Esses insumos não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e possuem um custo elevado, agravando ainda mais a situação dessas pessoas.
A instituição atende diariamente diversos pacientes cadastrados e acompanhados pelo setor de serviço social, garantindo suporte contínuo à sua qualidade de vida. No entanto, sem recursos para custear a compra desses insumos, a APPO pede o apoio da sociedade para arrecadar materiais fundamentais, como álcool 70% para limpeza do acesso e higiene das mãos, fita microporosa, pacotes de gases, soro fisiológico para higienização interna do acesso e o suplemento alimentar Nutren.
“As pessoas precisam entender que um curativo não é um detalhe. Para muitos pacientes oncológicos, ele é uma necessidade diária, essencial para evitar infecções e complicações. Sem esses insumos, a saúde deles fica ainda mais fragilizada”, alerta Cléo de Marco, presidente interina voluntária da APPO.
As doações podem ser entregues na Casa de Apoio da APPO, localizada na Rua Visconde da Penha, 72 – Morin. Quem preferir pode contribuir financeiramente através do Pix (chave: appo@appo.org.br), colocando na descrição da transferência a palavra “curativos”, garantindo que o valor seja direcionado exclusivamente para a compra desses materiais.
Foto: divulgação