2² edição do Flipetrópolis ainda não possui patrocinadores para realização do evento em 2025

Na tarde desta sexta-feira (21), A Associação Cultural Sempre um Papo, responsável pelo do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), publicou um informe nas redes oficiais do evento, afirmando que até o presente momento não surgiram patrocinadores nem quaisquer parceiros para viabilizar a segunda edição, prevista para o período entre 21 e 26 de maio, no Palácio de Cristal.
O anúncio gerou comoção nas redes sociais, devido a importância do evento para a cidade e do sucesso que foi a 1ª edição, que reuniu mais de 37 mil visitantes. Em nota a prefeitura de Petrópolis informou que por mais que a Flipetrópolis seja um evento de natureza privada, isto é, a captação de recursos e a busca por patrocínios são de inteira responsabilidade da empresa organizadora, a prefeitura tem ajudado na busca de recursos para que o evento aconteça e os diálogos seguem acontecendo.
A Prefeitura disse ainda, que se dispôs a colaborar junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro para viabilizar apoio através da Lei de Incentivo à Cultura e também com entidades privadas. “Continua sendo do nosso interesse incentivar eventos que possam trazer visibilidade e orgulho à nossa cidade, e estamos buscando maneiras alternativas de apoio que não comprometam o orçamento municipal”, diz a nota.
O governo municipal informou também, que está ciente da importância do Flipetrópolis para a cidade, especialmente no que se refere à cultura, à atração de turistas e ao fomento ao comércio local. Contudo, é preciso destacar que a Prefeitura encontrou uma situação fiscal delicada ao assumir o governo, com contas públicas em caos e sem orçamento próprio para financiar eventos de grande magnitude, como o Flipetrópolis, que tem custos estimados em cerca de 2,5 milhões de reais.
Foto: Divulgação/Flipetrópolis