Prefeitura vai estender período de testes de binário de trânsito na Rua General Rondon, no Quitandinha

Primeiro dia de testes teve impacto positivo no trânsito, reduzindo congestionamentos nas vias da região
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans, vai estender o período de testes do binário na Rua General Rondon, no Quitandinha. A mudança foi testada nesta quarta-feira (26), quando equipes da companhia desviaram o trânsito para a rua Pedro Américo, para os veículos que seguem sentido centro, no horário de pico, entre 17h e 19h. Os dados da primeira avaliação foram positivos.
“Essa é uma demanda da região e também fruto da observação das nossas equipes técnicas. O acesso ao Independência, bairro mais populoso da cidade, com mais de 60 mil habitantes, gerava interrupções no fluxo da General Rondon. Poucos metros à frente ainda tem o acesso ao Cremerie. Com a mudança de ontem, essas interrupções quase não aconteceram, permitindo uma grande melhora no fluxo da região”, destacou o prefeito hingo Hammes, que lembrou ainda que desde o início da gestão vem buscando soluções diariamente para a melhoria da mobilidade urbana na cidade.
A intervenção, coordenada por agentes de trânsito da CPTrans, acontece também nesta quinta (27) e sexta-feira (28) entre 17h e 19h. Os motoristas que seguem sentido centro vão ter que acessar a rua Pedro Américo, ao lado do supermercado Extra, e nela seguir até a estrada do Independência, de onde seguem novamente em direção à rua General Rondon. O fluxo de quem segue em direção ao Quitandinha permanece o mesmo.
“E ao longo da semana que vem também será feita a alteração, entre segunda (31) e sexta-feira (4). Passando o período de testes e sendo aprovada a medida, ela passa a ser uma realidade nos dias de maior fluxo, sempre entre segunda e sexta, de 17h às 19h. Sempre também com a presença de agentes orientando os motoristas e sinalização indicando o trajeto. Em casos de veículos de grande porte, com a coordenação dos agentes, eles podem ser liberados para seguirem pela rua General Rondon”, explica o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Impacto positivo no primeiro dia
Com a mudança, os motoristas que seguem em direção ao centro, não tiveram interrupções no fluxo no acesso ao Independência e ao Cremerie. Ao passar pela rua Pedro Américo e estrada do Independência, o fluxo seguiu contínuo. A mudança impactou positivamente também a pista sentido Quitandinha, porque o trecho da rua General Rondon passou a funcionar em sentido único nas duas pistas, permitindo acessar diretamente a rua Pedro Américo, sem interrupções no fluxo.
“Além de observar o fluxo, nossa equipe percorreu ainda as ruas da região, para verificar o impacto. Às 17h50, seguindo em direção ao Quitandinha, pela rua Coronel Veiga, não houve qualquer interrupção no trecho da Eurokraft, onde normalmente começa a se formar a fila de carros. A pista estava totalmente livre. E mesmo em trechos mais adiante, como a Ponte Fones, havia lentidão, mas sem trânsito parado”, destaca Moreira.