Emancipação para as Mulheres de Petrópolis

Na última terça-feira, 9 de março, Petrópolis se tornou mais uma cidade com núcleo da UBM (União Brasileira de Mulheres) em lançamento virtual. A organização é um movimento social que atua na promoção e na defesa dos direitos das mulheres e contribui no caminho para a emancipação há mais de trinta anos. A União Brasileira de Mulheres esteve na vanguarda em momentos importantes da história do feminismo e da política brasileira quanto aos avanços nas políticas de gênero e ao processo de redemocratização do País.

A iniciativa foi uma ação das mulheres petropolitanas que lutam por um feminismo popular e presente nas comunidades da cidade.

A mesa do evento virtual foi presidida pela professora Lívia Miranda, sendo que a reunião também elegeu a direção municipal, constituída por Lilian Regina Nogueira (Presidenta) e Marise Zanelatto (Vice-Presidenta).
A Presidenta Municipal da UBM ressaltou a importância de um movimento de aproximação das mulheres jovens, que são mães e enfrentam o problema do desemprego na cidade. Segundo Lilian, “A cidade precisa de uma política de mulheres que atenda a saúde, a educação, mas que, principalmente, gere emprego”.

O evento contou com representantes de importância nacional na organização, como Vanja Santos (Presidenta Nacional), Vânia Bretas (Presidenta Estadual), Ana Kerlly (Vice-Presidenta Estadual) e Natália Trindade (Presidenta da UBM Carioca).

Discursos fortes e a fala marcante do Presidente municipal do PCdoB, Daniel Iliescu, deixaram evidentes que a entidade traz um debate atual contra o machismo presente na sociedade e disposição de mobilização para a luta feminista de combate à opressão e aos retrocessos. A leitura do manifesto da UBM emocionou os participantes e evidenciou que os desafios são diversos e que a entidade reforça a resistência em prol da democracia e das conquistas de direitos.

Como propostas para Petrópolis, a UBM busca ampliar a participação das mulheres nos espaços de liderança e a implementação de políticas públicas de mulheres no combate à violência, que apresenta índices alarmantes na cidade.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.