Policia Ambiental identifica desmatamento em Araras

Uma denúncia anônima ao Linha Verde, do Dique Denúncia, levou no domingo (21), agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos (5ª UPAm), a Rua Domingos José Martins, antiga Rua das Tulipas, em Araras, Petrópolis. No local os policiais identificaram movimentação do solo, desmatamento e loteamento irregular em uma área de 4 mil m², com corte de árvores nativas do bioma mata atlântica.
Um homem, que realizava o serviço no terreno, foi questionado pelas autoridades sobre as autorizações necessárias para fazer o trabalho. Ele informou que havia sido contratado pelo dono da área, que não se encontrava no momento da fiscalização. O rapaz disse ainda, que não sabia sobre a existência de autorização ou licença ambiental para as intervenções.
Os militares então fizeram contato telefônico com o proprietário, que afirmou não ter nenhuma documentação pertinente para as atividades ali realizadas. Diante da negativa, os agentes procederam à 106ª Delegacia de Polícia, em Itaipava, onde após perícia, a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde reforça a solicitação que a população pode denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.