Projeto “Música nas Cidades Históricas” chega a Petrópolis neste fim de semana

Petrópolis foi contemplada para receber uma série de apresentações que fazem parte do projeto Música nas Cidades Históricas (MCUIH). O festival conta com grandes nomes da música brasileira e também vai passar pelas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais.

As atrações vão ocorrer na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura entre os dias 26 e 28 de novembro. Apenas a apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, no dia 28, será na Igreja do Sagrado Coração, às 10h.

Nomes como Turíbio Santos, Nicolas de Barros, Hamilton de Holanda, Gilson Peranzetta e Marcel Powell são alguns dos que fazem parte da programação do evento, que vai englobar canhçpṍes instrumentais que passam pelos períodos Colonial e Imperial, chegando às canções contemporâneas.

A música promete passear pelos Lundus, Chorinho, Modinhas Coloniais e Imperiais, visitando a obra de autores como Padre Jose Mauricio, Marcos Portugal, Pedro I, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia, Villa-Lobos e Pixinguinha, chegando até à versão contemporânea, passando por Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Baden Powell e Tom Jobim.

O objetivo do festival é promover diálogos da música, com a história e a arte, difundindo e revitalizando os acervos musical e cultural brasileiro.

“É muito importante para a cidade receber um festival dessa magnitude. São nomes incríveis, de altíssima qualidade, que vem se apresentar aqui. E isso é histórico, um verdadeiro presente para a cidade porque, além de tudo, as apresentações são gratuitas”, afirma Rachel Wider, diretora executiva da Casa de Petrópolis.

Rachel destaca que, além de ser de grande relevância para o município, o festival também representa a consolidação da Casa de Petrópolis como Instituto de Cultura.

“Mostra que temos capacidade e infraestrutura para receber eventos desse porte. Somos gratos pela confiança na gestão da Casa e ficamos felizes em podermos oferecer um festival tão rico culturalmente para petropolitanos e turistas”, diz Rachel.

Para as apresentações internas, o limite do público é de 60 pessoas. Já as apresentações externas, poderão receber até 200 pessoas. Quem tiver interesse em assistir as apresentações deverá garantir as inscrições por nome pelo e-mail culturacasadepetropolis@gmail.com ou pelo whatsapp (24) 99231-9476.

O evento obedece todos os protocolos de segurança da Covid -19 determinados pelos municípios e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Petrópolis, o projeto tem apoio da Comdep e da Secretaria Municipal de Esportes. Já o festival Música nas Cidades Históricas tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é produzido pela Duo Produções.

Veja a programação completa:

26/11

16h – Quadro Cervantes (apresentação interna)

17h30 – Duo Santoro (apresentação interna)

19h – Turíbio Santos (apresentação interna)

Local: Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura

27/11

11h – Camerata Oboé Rio de Janeiro (apresentação externa)

16h – Nicolas de Barros (apresentação interna)

17h30 – Quinteto Vila Lobos (recital e palestra) (apresentação interna)

20h30 – Hamilton de Holanda (apresentação externa)

Local: Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura

28 /11

10h – Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis

Local: Igreja Sagrado Coração

11h30 – Duo Tocata (apresentação externa)

16h – Gilson Peranzetta e Marcel Powell (apresentação interna)

Local: Casa de Petrópolis

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.