Covid-19: mais de mil vacinas aplicadas em busca ativa em comunidade e locais de difícil acesso

Ações de busca ativa de vacinação contra a Covid-19 da Secretaria de Saúde em comunidades e áreas de difícil acesso da cidade resultaram em mais de 1.031 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas até segunda-feira (06.12). Com o objetivo de levar a vacina contra a covid-19 para famílias em situação de risco social, o trabalho teve início no fim do mês de setembro. Dando sequência a ação, equipes da Secretaria de Saúde estarão na UBS do Retiro de quarta (08) a sexta-feira (10), para a aplicação da vacina sem a necessidade de cadastro. Outra ação será destinada a Quilombolas e moradores da região do Quilombo, no Boa Esperança (Itaipava), nesta quinta-feira (09).

“São ações planejadas por equipes da Secretaria de Saúde para que possamos garantir que todos os petropolitanos tenham acesso à vacina. Petrópolis tem números muito positivos na vacinação contra a covid-19. Temos 81,06% da população acima de 12 anos com esquema vacinal completo, mas a busca ativa é fundamental para encontrarmos pessoas que, por alguma razão, ainda não tomaram a vacina. Continuamos pedindo para as pessoas que ainda não tomaram alguma dose da vacina compareçam aos pontos de vacinação”, ressalta o prefeito Hingo Hammes.

Na última sexta-feira, 81 moradores da região do Madame Machado receberam a vacina. Na segunda-feira (06), a ação foi levada ao Independência, onde 73 pessoas receberam a vacina contra a covid-19. Importante lembrar que nestes casos o trabalho é voltado exclusivamente para moradores que já são cadastrados e atendidos pelas equipes de estratégia de Saúde da Família, que são avisados com antecedência sobre o dia de vacinação na sua área.

“Além das ações realizadas por equipes das unidades de saúde e equipes volantes percorrendo localidades de difícil acesso para alcançarmos pessoas que muitas vezes encontram dificuldade para chegar a ou ponto de vacinação, estamos levando a vacina contra a covid-19 para as ações de saúde realizadas nos terminais rodoviários, o que permite que as pessoas possam tomar a vacina na volta do trabalho, pois nestes casos a vacinação ocorre até as 20h”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, que destaca o cenário epidemiológico atual na cidade.

“Temos hoje uma situação mais estável em relação à covid-19, tanto em relação à demanda por atendimentos, quanto nas internações, que se mantém em níveis baixos. A vacinação está avançando em diferentes frentes. Seguimos com a imunização de adolescentes, com a aplicação de doses de reforço, mas a pandemia ainda não acabou”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa Filho.

Equipes de Secretaria de Saúde já percorreram as localidades: Bairro da Glória, Pedro do Rio, Araras, Mangalarga, Osvaldo Cruz e Atílio Marotti em outubro, e Duques, Meio da Serra, Duarte da Silveira, Ambulatório Escola, e nos terminais rodoviários do Centro, Bingen, Corrêas e Itaipava em novembro.

Petrópolis tem nesta terça-feira (07), 239.463 pessoas que receberam a primeira dose, 209.586 que receberam a segunda dose, 6.805 com a dose única e 32.671 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde que receberam a dose de reforço do imunizante.

Equipes também fazem a busca ativa para atualizar demais vacinas

Em paralelo, a Secretaria de Saúde está realizando a busca ativa para atualização do cartão de vacina de moradores de comunidades. Do dia 29/11 a 3/12, foram aplicadas 203 doses de rotina em crianças, adolescentes, adultos e idosos, e 93 para a Influenza no Madame Machado. Desde o dia 3 até 10/12, está sendo realizada a vacinação de rotina na região do Carangola.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.