Prefeitura sanciona lei que garante a manutenção do Programa Agita Petrópolis

O prefeito interino Hingo Hammes sancionou a Lei Municipal 8244/2021, que garante a manutenção do Programa Agita Petrópolis. De autoria do Executivo, o texto tem a finalidade de garantir serviços de educação para a saúde, prevenindo, ao longo da vida, as doenças que decorrem da falta de atividades físicas. A lei também cria o Agita+ Petrópolis, voltado especificamente para o público da Terceira Idade.
“Com muito orgulho criei o Agita Petrópolis ainda em 2017, quando fui secretário de Esportes. A lei tem o objetivo de garantir a manutenção do programa, que hoje atende quase mil pessoas em 22 locais. Eu, como profissional de Educação Física, fico muito feliz e orgulhoso em ver na prática como esse programa auxilia na qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Pela lei, cada Núcleo do Agita Petrópolis será composto por um profissional de Educação Física, um estagiário e um profissional de luta. O executivo estabelecerá núcleos de atendimento à população com o objetivo de utilização de equipamentos esportivos, quadras comunitárias e parcerias privadas e religiosas. O programa busca combater o sedentarismo, estimulando a prática de atividades físicas regulares.
Até o momento, o município conta com 22 núcleos do Agita Petrópolis. O programa acontece no Alto da Serra, Bataillard, Benfica (Capela São Francisco de Assis e Escola Municipal Dra Paula Buarque), Cascatinha, Caxambu (CIE e Santa Isabel), Centro, Corrêas, Contorno, Itamarati, Fazenda Inglesa, Madame Machado, Oswaldo Cruz, Pedro do Rio, Posse, Quitandinha, São Sebastião, Vale do Cuiabá, Vicenzo Rivetti, Vila São José e Vila Rica.
“Esporte é promoção da saúde, qualidade de vida, envelhecimento saudável, entre outros benefícios”, explica Leandro Kronemberger, secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL). “A manutenção do Agita Petrópolis é muito importante para as comunidades e as pessoas atendidas. São quase mil beneficiados pelo programa”, ressaltou Berg.
O Agita+ Petrópolis visa contemplar a assistência integral ao idoso, considerando suas necessidades específicas. Outros objetivos são combater o sedentarismo e o isolamento desse grupo de pessoas por meio de campanhas e realização de atividades físicas. “Pela lei, a Prefeitura poderá firmar convênios com empresas, universidades, organizações não-governamentais (ONGs) e outras esferas governamentais para obter suporte técnico, financeiro e logístico”, concluiu Hingo Hammes.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.