Casos de covid aumentam, mas números no site da Prefeitura de Petrópolis estão desatualizados

JANAINA DO CARMO
Redação TVC Jornal Correio da Manhã
O movimento intenso nos pontos de testagem da covid-19 em Petrópolis mostra o aumento da doença na cidade. Apesar do crescimento visível e do início de uma nova onda com a chegada da variante Ômicron, o painel de monitoramento no site da Prefeitura está com os dados desatualizados. O sistema mostra que no mês de janeiro foram confirmados 48 casos da doença, até o momento. A última atualização foi feita na noite de quarta-feira (19).
Além do movimento intenso nos pontos de testagem distribuídos pela cidade e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascatinha – unidade de referência nos casos de covid, os números dos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Prefeitura revelam o aumento dos casos de covid na cidade. No boletim do dia 10 de janeiro, a taxa de ocupação dos leitos de clínica médica da rede pública estava em 13,33% com quatro pacientes internados. No boletim desta quarta-feira, dia 19, o índice passou para 57,89%, com 22 pessoas nos leitos.
O aumento também foi percebido nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública. Em apenas 11 dias a taxa de ocupação passou de 8% (com dois pacientes) para 52,17% (com 12 pessoas internadas). Na rede particular o cenário é o mesmo. No dia 10 de janeiro, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Petrópolis, não havia pacientes internados nos hospitais privados tanto nos leitos clínicos quanto de UTI. Na quarta-feira, dia 19, eram 10 pessoas internadas nos leitos de clínica médica e seis nas vagas de terapia intensiva.
O painel de monitoramento também indica um alto risco de contaminação pela doença e 1.214 casos estão em análise na cidade. O sistema também mostra que apesar do aumento expressivo de confirmações de covid-19, os casos graves ainda são baixos. Até o momento, quatro mortes por coronavírus foram registradas em Petrópolis neste mês de janeiro.
O jornal Correio da Manhã questionou a Prefeitura de Petrópolis sobre a atualização do painel de monitoramento, mas até o momento não obtivemos resposta.
Secretaria de Saúde informou que houve um crescimento exponencial nas notificações dos casos positivos de covid-19 nas duas primeiras semanas do mês de janeiro. Por conta disso, ocorreu um atraso na atualização dos dados, já que a introdução deles no sistema é realizada de forma manual. Após reunião interna, a secretaria definiu um mutirão para poder inserir todas as fichas que estão faltando. Dessa forma, será possível atualizar todos os dados do painel covid-19.