Três alunos petropolitanos ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou a lista de premiados da sua 16ª edição. Em Petrópolis, três alunos vão ganhar medalhas. Além destes, outros dez estudantes, da rede pública e particular, vão receber certificados de menção honrosa.
A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. Os três medalhistas da cidade fizeram a prova de nível 3, que é destinado aos alunos de todas as séries do ensino médio. Álan da Silva Camara e Matheus João Veiga Machado Stephano foram os dois medalhistas de prata, ambos do centro federal de educação tecnológica de petrópolis, o CEFET. Já na rede estadual, o estudante Kaua Menezes Alves, do Colégio Estadual Rui Barbosa, vai ser premiado com a medalha de bronze.
Para Matheus Stephano a conquista é uma felicidade sem explicação. “Tô muito feliz porque desde 2020, quando eu entrei em contato com esse mundo olímpico, eu comecei a treinar para a OBMEP. Não teve naquele ano, por causa da pandemia, então estou há dois anos tentando ganhar medalha, estudando e treinando. Foi a maior surpresa pra mim e uma felicidade tremenda poder ganhar essa medalha”, contou Matheus.
Para o aluno, receber essa medalha é um reconhecimento por toda rotina pesada de estudos e de muita dedicação. A premiação também representa o sonho de se formar em matemática após a conclusão do ensino médio. “Começou quando eu entrei no ensino médio. Em fevereiro quando as aulas começaram eu comecei pegando exercícios pra fazer e me interessar por esse mundo. Foi difícil, eu errei muito e tropecei em muita pedra. Mas devagar eu fui conseguindo com a ajuda de professores e colegas que sabem mais do que eu, estudando bastante, lendo e fazendo muito mais exercícios. Errando muito, pra no fim conseguir acertas”, contou o medalhista.
Além dos medalhistas, outros seis alunos da rede pública de Petrópolis vão receber o certificado de menção honrosa. Na rede de ensino particular da cidade, mais quatro estudantes vão ser reconhecidos. Em todo o brasil, participaram da Olimpíada mais de 17 milhões de alunos e vão ser entregues 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. A data das cerimônias de premiação ainda será definida pela organizaçao da olimpíada.
Matheus conta que o sonho não parou na medalha de prata. “Eu tenho mais um ano para tentar a OBMEP e tentar ganhar o ouro e quem sabe ano que vem participar a OBM que é um nível mais acima, só pra quem ganha a OBMEP. E obviamente vou participar de outras olimpíadas, como ciência, física e química”, contou.