Pessoas que precisam fazer o teste para covid-19 precisam ficar atentas ao fluxo de atendimento criado pela prefeitura

Diante do aumento da procura pelo teste para detectar a covid-19, e das denúncias e dúvidas sobre os locais de testagem, a prefeitura implantou um fluxo de atendimento, para auxiliar as pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com positivados com seis pontos, são eles: as Upas Centro e Cascatinha; UBS de Itaipava; Escola Liceu Carlos Chagas – na Barão do Rio Branco; UBS do Quitandinha e o Pronto-Socorro do Alto da serra.

Todos os locais contam com tendas montadas onde o paciente passa por triagem e faz o teste rápido de swab. A pessoa é atendida por um médico que faz a avaliação primária, prescrição de medicamento e, caso necessário, atestado de afastamento.

O paciente Alexandre Pereira procurou o Centro de Saúde para agendar o teste de covid-19 e descobriu que estava assintomático. “Aonde trabalho teve um surto de covid, então eu fiz o teste para prevenir e descobri que estava positivado, porém assintomático”, contou o tintureiro.

Quem apresenta sintomas graves da doença deve procurar atendimento nas Upas do Centro, Cascatinha e Itaipava, o Pronto Socorro do Alto da serra e os serviços de pronto-atendimento da Posse e de Pedro do Rio.

A prefeitura também recomenda que ao invés de fazerem a testagem, as pessoas assintomáticas e que tiveram contato com positivados devem manter o distanciamento social, assim como adotar todos os outros protocolos, como uso de máscaras e de álcool em gel.

Isso porque a baixa carga viral faz que os exames desses indivíduos deem falso negativo e essas pessoas podem continuar transmitindo o vírus.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.