Prefeitura mantém os esforços de todas as áreas para o restabelecimento da cidade

A Prefeitura de Petrópolis e órgãos das esferas Federal e Estadual mantêm o trabalho em conjunto em um somatório de esforços para o atendimento à população e recuperação da cidade. Através do Gabinete Integrado de Gestão de Desastres um apanhado de ações está sendo coordenada para agilizar o retorno da normalidade do funcionamento da cidade e celeridade no suporte a pessoas afetadas. Pela Defesa Civil, todos os agentes operacionais e técnicos continuam com reforço para atuação para o atendimento das 1399 ocorrências, das quais 1163 são por deslizamentos. A Secretaria de Assistência Social oferece o suporte às 867 pessoas acolhidas em 13 pontos de apoio e a Polícia Civil consolidou 181 óbitos.
Todas as pessoas que tiveram que sair das casas em áreas de risco estão recebendo todo o suporte da Secretaria de Assistência Social, para o atendimento das necessidades essenciais e direcionamento de serviços sociais. A Defesa Civil atua em conjunto com a Defesa Civil para a identificação de óbitos. Até o momento, dos 181 óbitos registrados, 110 são mulheres, 71 homens e 32 crianças. Até o momento, 165 vítimas já foram identificadas e 152 liberadas para a funerária.
O reforço nas equipes da Defesa Civil tem contribuído para a agilidade na realização das vistorias nas áreas afetadas. Até o momento, quase 300 análises foram feitas por engenheiros e geólogos em todas as áreas afetadas. Nesta segunda (21), as equipes operacionais seguiram com os atendimentos a novos chamados e vistorias nas áreas afetadas. Entre as localidades percorridas estão Lopes Trovão, Meio da Serra, Alto da Serra, Vila Militar, Rua Itália, Sargento Boening, Dr. Thouzet, Caxambu, Siméria, Vital Brasil, São Sebastião, Floresta, Morro do Gulf e Rua Visconde do Bom Retiro.
“Nossas equipes estão com foco na agilidade para a realização das vistorias de todas as áreas que foram afetadas. Estamos com todo o efetivo dedicado aos atendimentos”, ressaltou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers,
Todos os trabalhos realizados nas regiões contaram com suporte de equipes de diferentes setores do Governo Municipal como Obras; Serviços, Segurança e Ordem Pública; Assistência Social; Saúde; Educação; além da CPTrans e COMDEP. O suporte também foi oferecidos pelas equipes de unidades da Defesa Civil de Itaboraí, Nova Friburgo e São João de Meriti, Exército, Marinha, polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além e Grupos de Jipeiros que contribuíram com a disponibilização de viaturas para o atendimento nas operações.