Aluno da Firjan SENAI Três Rios participa de seletiva para representar o Brasil na WorldSkills 2022

O evento world skills, criado em 1950 em plena segunda guerra mundial, tem o objetivo de construir a confiança de jovens, capacitando comunidades e alimentando economias por meio de projetos e eventos. Na edição de 2022 o evento conta com a participação de um brasileirio, mais especificamente um trirriense, o aluno Arthur Marques Tamiozzo, da Firjan Senai três rios.
Desde os 15 anos com dedicação e muita vontade de aprender, o jovem passou pelos cursos de eletricista de manutenção industrial e torneiro mecânico, até que ganhou uma bolsa de estudos para Técnico em Eletrotécnica, quando veio a oportunidade de participar das seletivas para WorldSkills 2022.
Mas para conseguir a vaga é preciso muita dedicação. São pelo menos dois anos de treinamento. “A minha trajetória na Firjan Senai agregou muito para esse momento. Estou vivenciando uma experiência única, que eu tenho certeza que vai somar muito na minha vida e carreira”, conta o aluno.
Arthur treina diariamente para garantir a vaga na final, o instrutor dele, Alexandre Alves, o acompanha desde 2019, quando criou um planejamento de treinos para desenvolver e aprimorar habilidades técnicas no aluno. “Estamos muito motivados porque sabemos do nosso comprometimento e do trabalho sério que realizamos. Além disso, acreditamos muito no potencial do nosso aluno, e por isso esperamos alcançar um bom resultado”, ressalta o instrutor.
Sobre a competição
Até julho, a equipe brasileira estará formada e será inscrita para a competição mundial, explica Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI. Adilson acompanhou o grupo de alunos do Brasil a Kazan, na Rússia, para a WorldSkills 2019, como delegado técnico do Rio de Janeiro na competição. Naquela ocasião, Ralph Crespo, de 21 anos, aluno da Firjan SENAI Campos de Goytacazes, conquistou a medalha de bronze na categoria Soldagem. Victor Ribeiro, aluno de Joalheria na Firjan SENAI Maracanã, também representou o Rio de Janeiro. Em disputa com 62 países, o Brasil obteve, em 2019, a terceira colocação no somatório de pontos. Em 73% das ocupações, o Brasil obteve nível de excelência internacional
“A competição, a cada dois anos, é de altíssimo nível, reunindo os melhores alunos de formação profissional do mundo. Quem volta para o Brasil com medalhas recebe incentivo para continuar o aperfeiçoamento profissional, como bolsas de estudo”, conta Dantas.
Os alunos ou duplas de competidores fluminenses são das seguintes unidades Firjan SENAI: Itaguaí (1 aluno), Três Rios (2), Maracanã (3), Espaço da Moda (1), Barra Mansa (2), Benfica (3), Macaé (1), Friburgo (2), São Gonçalo (1), Vila Isabel (1), Resende (1) e Jacarepaguá (1). Duas seletivas se destacam: a competição pela medalha de ouro de desempate entre o competidor do Rio e o do Paraná, em Pirituba (SP), na ocupação Arte Digital Jogos 3D para Games; e a de Joalheria, que será no Rio de Janeiro.
Por Richard Stoltzemburg/ Imagem: WorldSkills