Túnel extravasor: Prefeitura recomenda que moradores não fiquem na região em caso de chuva

Em reunião com a Defesa Civil, comunidade foi informada sobre a responsabilidade do Estado pelas intervenções no local e recebeu orientações para os próximos dias de chuva

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Defesa Civil, conversou com os moradores da Rua do Túnel neste sábado (26) e levou informações sobre quais intervenções serão feitas no local. As equipes técnicas deram orientações de segurança. Foi esclarecido que, em decisão judicial, o Governo do Estado – por meio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que tem a atribuição de manter o túnel extravasor, terá a responsabilidade de realizar as obras emergenciais. Com as últimas chuvas de fevereiro e março, no último domingo (20), a região teve a rua principal afetada em diferentes trechos, deixando imóveis em situação de risco.

A obra do túnel extravasor é uma das medidas de prevenção a desastres, tendo em vista que desvia as águas do Rio Palatino em situações de chuvas fortes. O túnel tem a função de reduzir a quantidade de água do Rio Quitandinha, minimizando as condições para inundações no Centro da Cidade.

“O túnel extravasor é uma das importantes soluções para que a nossa cidade não sofra mais com as fortes chuvas. Além da recuperação do túnel, o desassoreamento do rio é outra medida extremamente necessária”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que em audiência com o Poder Judiciário (4ª Vara Cível) na última quinta (24), prevaleceu o que determina a Lei 3.239/99 – que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos – em que o INEA fica como o responsável pelo desassoreamento dos rios.

Além do desassoreamento, o INEA também deverá desenvolver os projetos de macrodrenagem no Centro Histórico e um plano de restruturação ambiental na bacia hidrográfica do Piabanha. Todas as informações foram apresentadas aos moradores, que estão orientados a não permanecerem nas casas diretamente afetadas com as ocorrências em função da chuva.

Orientação para que moradores não permaneçam em áreas de risco

Tendo em vista a previsão de chuva de intensidade moderada para este domingo – podendo se estender até terça (29) – a equipe técnica da Defesa Civil orientou os moradores a não permanecerem nos locais localizados às margens do túnel extravasor. No trecho, por conta dos danos estruturais da via, um prédio foi afetado e está temporariamente interditado.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.