FAETERJ Petrópolis inaugura o Hub de Inovação

Nesta quarta-feira (30/03) a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro inaugurou o Hub de Inovação de Petrópolis. Com a inauguração mais projetos poderão ser colocados em prática por meio das atividades desenvolvidas nos laboratórios de Prototipagem e Mídias Digitais.
“O Hub de Inovações é um ponto de convergência em Petrópolis para atrair pessoas que queiram se conectar, e experimentar novos projetos científicos. Este espaço se materializa como primeiro ativo público depois de um momento traumático que vivemos com as chuvas. Esta é uma forma de ressignificar este espaço, justamente para trabalhar a partir dele, os problemas do nosso novo normal, como as alterações climáticas, por exemplo”, disse Lucimar Cunha, diretora FAETERJ Petrópolis.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, o projeto do Hub de Inovação que existe desde 2015, finalmente saiu do papel e promete trazer inúmeros benefícios para a população em geral.
“Isso é uma mudança de paradigma! Petrópolis tem uma vocação voltada para a área tecnológica consolidada, e isso vai capacitar pessoas que vão ser inseridas no mercado de trabalho, e gerar riquezas. Além de realizar sonhos que vão mudar vidas através da tecnologia e inovação. Foram investidos R$ 300 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), mais alguns recursos aplicados pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), cerca de R$ 400 mil com equipamentos de última geração”, esclareceu o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
Em média 30 alunos acessarão de forma semanal o espaço, com aulas teóricas e práticas, que podem durar até duas horas. Os conteúdos variam desde robótica, a impressão 3D e o uso de software de edição audiovisual.
O representante de Petrópolis da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro de Ciência e Tecnologia, Wesley Barreto, afirma que o hub de Inovação será um ambiente tecnológico propício para capacitar muitos petropolitanos.
“Este Hub é um ambiente tecnológico que ajudará Petrópolis na capacitação e formação de pessoas, mas principalmente na reconstrução da cidade. Cada vez mais temos que formar empreendedores para voltar a girar a economia local. Petrópolis hoje é uma referência nacional na tecnologia, e o Hub veio para potencializar ainda mais”, esclareceu Wesley Barreto.
Por Gabriel Faxola