Estacionamento rotativo em Petrópolis é criticado por motoristas

O estacionamento em Petrópolis tem se tornado difícil para os motoristas, seja pela quantidade de vagas ou pelo valor, tendo em vista que no Centro Histórico, por exemplo, é possível verificar locais cobrando R$ 10 a hora. De acordo com Luiz Sérgio, a situação é complicada. Em Petrópolis, o serviço é feito pela Sinal Park e virou caso de investigação em 2021 por conta de renovações contratuais.
Em setembro do ano passado a Câmara Municipal de Petrópolis votou por unanimidade o cancelamento da renovação de contrato da empresa com a prefeitura. Em novembro de 2020 a SinalPark renovou o contrato, por meio de um termo aditivo, até 2030 com a Prefeitura de Petrópolis com a justificativa de queda de arrecadação por conta da pandemia. Mas, de acordo com o relatório da Comissão Especial a empresa tinha um contrato vigente que se encerra em 2025 e apenas este está em vigor.
o serviço que já vinha sendo criticado ficou ainda mais difícil após as enchentes. Alguns pontos nem funcionam mais, como por exemplo, nas Ruas do Imperador; Paulino Afonso e Francisco Manoel. “Tem cada vez menos vagas para estacionar e pra você colocar o carro em algum lugar seguro precisa pagar. Até eu que sou idoso, não consigo vagas”, relatou o aposentado Luiz Sérgio.
Locais com estacionamento rotativo ativo:
Rua Marechal Floriano Peixoto; Avenida Dom Pedro I (entorno do Bosque do Imperador); Rua Epitácio Pessoa (entorno do Bosque do Imperador); Rua Barão de Teffé (início + entorno do Bosque do Imp.); Rua Doutor Joaquim Moreira; Praça Princesa Isabel; Rua Irmãos D’ Angelo; Praça Dom Pedro II; Rua Oscar Weinschenck; Rua Doutor Moreira da Fonseca; Praça Visconde de Mauá – Câmara Municipal; Rua Professor Pinto Ferreira; Rua Roberto da Silveira; Rua Sete de Abril; Rua Montecaseros; Rua Padre Siqueira; Rua Alfredo Pachá; Rua General Osório; Rua Aureliano Coutinho; Rua Marechal Deodoro; Rua Visconde Souza Franco; Rua Visconde do Bom Retiro; Rua Benjamin Constant; Rua Buenos Aires; Rua Paulo Barbosa; Avenida Koeler; Avenida Presidente Kennedy; Rua Frei Rogério; Rua Treze de Maio; Praça Ruy Barbosa. Na Rua Tereza o estacionamento é cobrado após o Hipersshopping. Rua Alynthor Werneck; Rua Coronel Albino Siqueira; Travessa Batista de Castro e Rua Chile. No Valparaíso as cobranças são feitas nas ruas Gonçalves Dias; João D’ Escragnolle; Rua Visconde do Uruguai e Rua Coronel Land. Na localidade do Bingen os estacionamentos das ruas Dr. Paulo Hervê e Av. Min. Lucio Meira também estão ativos. Em Correas, na Rua Vigário Correa e no Retiro na Avenida Barão do Rio Branco; Rua Doutor Hermogênio Silva e Rua Felipe Camarão.
De acordo com a CPTrans, não houve qualquer alteração no horário de funcionamento do rotativo, que é das 8h às 19h.
Por Richard Stoltzemburg