Mais de 250 toneladas de rocha são removidas do Alto da Serra e Chácara Flora

Por Gabriel Faxola/Redação Correio da Manhã

Quem esteve presente em Petrópolis durante os desastres socioambientais ou acompanhou pela TV Correio da Manhã, percebeu que uma das regiões mais atingidas pelas chuvas foi o Alto da Serra. Em quase dois meses de trabalho, equipes já retiraram 1,8 mil toneladas de pedra em áreas afetadas pelas chuvas. No fim de semana foram retiradas 90 toneladas do Chácara Flora, e na segunda-feira (11), cerca de 160 toneladas do Alto da Serra.

Jonas Tavares é morador do Chácara Flora e, mesmo com limpezas, continua preocupado com a região. “Eu observei que esta semana, que voltaram a tirar os barros e pedras das casas que foram atingidas pela barreira, tem locais na rua Alfredo Schilick que está muito perigoso. É preciso mais atenção da Prefeitura por ali! Porque a próxima vez que chover forte… Eu acredito que Petrópolis vai virar manchete nos jornais pelo mundo inteiro”.

Os técnicos atuam onde são identificadas situações de risco de novos deslocamentos de rocha ou onde é necessária a desobstrução das vias. Para a atuação em cada localidade, as equipes da Defesa Civil trabalham isolando as áreas. Um trecho de até 50 metros é isolado e os moradores são comunicados sobre as intervenções nas localidades. O desmonte das rochas é feito com uma técnica considerada de baixo impacto, que oferece a segurança não apenas para os operadores, mas também a população do entorno.

Para a remoção das pedras, é adotado procedimentos com o uso de correntes elétricas de baixa voltagem, responsáveis por queimar o produto a partir de uma reação exotérmica. Esta técnica, não lança fragmentos de pedras e não causa vibrações terrestres. As equipes já somaram 1850 toneladas de pedra retiradas por toda cidade desde o dia 22 de fevereiro. Para a remoção de pedras, os especialistas já estiveram no Caxambu, rua Primeiro de Maio, Saldanha Marinho, Morro da Oficina, Rua Teresa, Vila Felipe, rua Uruguai, rua Barão de Águas Claras, rua Dr.Thouzet e São Sebastião.

“O Chácara Flora precisa do olhar da Prefeitura de Petrópolis, por favor ajude aquela região! As terras estão sendo retiradas, mas precisamos de obras! Não vamos esperar por mais um desastre no próximo verão”, finalizou Jonas Tavares.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.