Ao menos 19 mil motoristas foram flagrados pela Operação Lei Seca, em 2021

Por Larissa Martins
Segundo o artigo 306 do código de trânsito brasileiro, nenhum nível de concentração de álcool por litro de sangue é permitido para quem está na direção de um veículo. Até mesmo a menor quantidade de álcool ingerida diminui os reflexos e a atenção do indivíduo, e faz com que o condutor não tenha condições de dirigir. Em 2021 mais de 153 mil motoristas foram abordados nas ações realizadas no Estado do Rio de Janeiro, destes 19 mil estavam sob o efeito de álcool, o que representa 12,97%.
E, mesmo não sendo novidade que álcool e direção não combinam, ainda tem muita gente que comete este crime, e o pior, coloca em risco a vida de outras pessoas. Daniele é uma dessas vítimas. “Eu estava com meu ex-noivo no carro, nós havíamos bebido e estávamos sem cinto de segurança. De repente o carro capotou três vezes e eu fui lançada para fora. Me encontraram a metros de distância. Eu sofri várias fraturas e passei por 26 cirurgias. No momento mais difícil da minha vida, o homem que eu amava me abandonou, mas eu precisava continuar lutando pela vida”, contou Daniele Fernandes, agente de educação da Operação Lei Seca.
Onze anos após a recuperação, ela agora realiza palestras de educação no trânsito para conscientizar motoristas e futuros condutores. “Vamos nas escolas e empresas para que os outras pessoas não cometam o mesmo erro que eu, que entrei em um veículo sabendo que o motorista não tinha condições de dirigir”, disse ela