Casa de Petrópolis reabre trilha gratuita para turistas

A Casa de Petrópolis, que era moradia da família de José Tavares Guerra, foi construída há cerca de 130 anos, na Avenida Ipiranga, no Centro da cidade. Conhecida por muitos como a “Casa dos Sete Erros” o local se tornou um dos pontos turísticos do município, e com o passar dos anos, começou a receber centenas de visitantes. O espaço, que é marcado pela história e cultura, foi revitalizado e tem oferecido cada vez mais atrações ao público. Agora a novidade é o “Caminho do Bosque”, que foi limpo e pode ser novamente frequentado.
“Essa trilha já fazia parte do desenho original da casa. Mas devido aos anos de abandono do jardim, a trilha foi se perdendo com galhos e folhas secas e caiu no esquecimento. Mas agora a área está sendo totalmente limpa”, esclareceu Rachel Wider, atual diretora da Casa de Petrópolis.
A trilha é de fácil acesso. Por todo o caminho o visitante pode ver espécies nativas da Mata Atlântica, diversas árvores centenárias, espécies de orquídeas, bromélias, samambaias e se estiver com sorte diferentes pássaros, aves, esquilos e até macacos.
“Era muito comum nesse paisagismo ter combinações de espécies nativas e estrangeiras, e podemos ver isto na trilha. Temos, por exemplo, a costela-de-adão, que não é originária da Mata Atlântica, mas foram utilizadas e hoje trazem uma sensação de acolhimento para quem visita o local”, completou Rachel.
Para visitar a casa é cobrada entrada, mas a trilha pode ser feita gratuitamente. A única recomendação da direção do ponto turístico é que as pessoas não arranquem, nem levem para casa plantas e mudas que existem no local. A revitalização da área tem como objetivo manter o local sempre preservado.
Como segunda e terça-feira a Casa de Petrópolis não abre a trilha fica disponível a partir de 12h. Já de quarta-feira à domingo o funcionamento é a partir das 10h.