Dutos do centenário Órgão de Tubos da Igreja Sagrado Coração de Jesus são furtados

Há três anos o órgão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada na Rua Montecaseros, no Centro de Petrópolis, está sendo reformado. O trabalho não é fácil e foi atrasado após o início da pandemia provocada pela covid-19. Como se não bastassem todas as dificuldades, o instrumento, que fica no coro da igreja, teve os dutos furtados. Ao todo foram levados 80kg de dutos, que são responsáveis por levar o ar para dentro dos tubos do instrumento para que os sons das notas possam ser produzidos.

“Esses dutos não tem grande valor financeiro, mas tem muito valor histórico. São peças de um órgão que nesse ano completa 100 anos que foi fabricado na Alemanha. A gente tem muita dualidade de encontrar esse material nos dias de hoje, já que o chumbo tem sérias restrições, que é o material que ele é feito”, explicou o Frei Jorge Schiavini, pároco responsável pela igreja.
No dia 26 de abril, última terça-feira, a falta do material foi notada pelo Frei Lauro Both, que é o organeiro responsável pelo restauro do órgão. Segundo a Igreja do Sagrado, foi feito um boletim de ocorrência na Polícia Civil para informar sobre o furto, e também a comunicação oficial ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
Não se sabe ao certo quando o furto aconteceu. Nesta quinta-feira (28), a equipe responsável pela investigação esteve no local e constatou que não houve arrombamento de portas ou janelas. As imagens de segurança foram levadas para a delegacia. O órgão está em fase final de uma restauração, mas devido ao crime, os trabalhos vão precisar ser adiados.
“Nós temos uma esperança de recuperar esses dutos. Se não conseguirmos, nós teremos que ver outra forma de substituir por outro material. Só assim o órgão poderá voltar a ser usando nas missas e nas apresentações culturais”, disse Frei Jorge.
Em nota, a igreja informou que medidas urgentes de segurança estão sendo adotadas para aumentar a segurança do coro da igreja, que abriga o órgão de tubos. Aa Polícia Civil disse que o caso foi registrado na 105ª Delegacia de Polícia (DP), no Retiro, e que agentes realizam diligências em busca de testemunhas e imagens que auxiliem na identificação da autoria do crime.
Por: Raphaela Cordeiro
Foto: Thiago Alvarez